Fuzuê: Festival de diversidade em cenários multicoloridos

Por - 13/08/23 às 06:00 - Última Atualização: 12 agosto 2023

Fuzuê - Totem de Nero (Edson Celulari)Na entrada da loja está um totem do proprietário, Nero (Edson Celulari) - Foto: TV Globo/ Fábio Rocha

Ambientada no Rio de Janeiro dos tempos atuais, ‘Fuzuê’ terá seus movimentos e ações concentrados em três bairros: Bairro de Fatima, Barra da Tijuca e Copacabana, com uma diversidade de cenários – dos multicoloridos aos mais monocromáticos – que acompanham o dinamismo da história e apresentam seus universos de contrastes, de forma natural.

“Fuzuê é uma novela divertida, colorida, alegre e muito dinâmica. Ter esses universos separados e bem fáceis de entender visualmente ajudam muito a contar a história”, conta o diretor de arte Daniel Flaksman.  

Local por onde todas as tramas irão passar, a loja Fuzuê ganha destaque em meio aos cenários desenvolvidos para a novela por ser um verdadeiro showroom de brasilidade e tropicalismo, a essência de ‘Fuzuê’. “O universo do Nero (Edson Celulari) é colorido. Então, a loja faz uma brincadeira com a temática tropical.

O corrimão da escada tem um desenho de abacaxi, as paredes têm folhagens, as colunas do interior da loja são decoradas por palmeiras com LED em volta”, revela Daniel.  

Fuzuê - Detalhe do interior da loja
A loja Fuzuê é marcada pela brasilidade – Foto: TV Globo/ Fábio Rocha

A referência de fachada são lojas tradicionais, prédios art noveau no centro do Rio, com vitral em forma de cauda de pavão e uma imponente escultura de gavião no topo, que serviu de inspiração para uma fonte de água que fica dentro da loja da novela.

Para o interior da arquitetura, corrimão de latão dourado, balaustrada de serralheria, piso de ladrilho hidráulico e cores que vão do dourado ao verde.

Todos muito comuns em lojas e restaurantes antigos do centro da cidade. Nas prateleiras, uma mistura entre o que se encontra no Saara, tradicional área de comércio popular do centro do Rio, com o que é vendido na Feira de São Cristóvão: produtos típicos regionais, artesanato, mas também moda praia, casa etc. Com 16 departamentos, a loja ainda conta com um trono de abacaxi.  

Fuzuê - Detalhe da loja
Não falta colorido em cada detalhe da loja- Foto: TVV Globo/ Fábio Rocha

Outro cenário de destaque de ‘Fuzuê’, e palco das principais tretas, é o Beco do Gambá, localizado dentro da cidade cenográfica do Bairro de Fátima. Segundo Keller Veiga, responsável pela cenografia da novela, as referências para a criação da casa noturna foram o Buraco da Lacraia, que funcionou por quase 30 anos na Lapa, e o Cine Íris, o cinema em funcionamento mais antigo do Rio.

“O Beco do Gambá lembra um pouco os cineteatros tão comuns antigamente. Usamos muitas referências de cinema, principalmente filmes brasileiros, da Atlântida, mas a estrutura dele é a de um cabaré, uma casa noturna”, conta.

Na paleta, o tom que mais vai prevalecer será o vermelho. “Um Moulin Rouge meio abrasileirado”, completa o diretor de arte Daniel Flaksman. 

O contraste entre os núcleos fica mais em evidência quando entrarem em cena os cenários sofisticados da novela, como os de Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e Bebel (Lilia Cabral), mais monocromáticos: “Nesses cenários, usamos uns tons trabalhados com os pastéis, tendendo para cores mais neutras, para os marfins. Usamos também elementos dourados, muita luz embutida e os tecidos são lisos e transparentes”, explica Keller.   

“Fuzuê” é criada e escrita por Gustavo Reiz, com direção artística de Fabricio Mamberti. A obra é escrita com colaboração de João Brandão, Juliana Peres e Michel Carvalho, e tem direção geral de Adriano Melo e direção de Bernardo Sá, Nathalia Ribas e Glenda Nicácio. A produção é de Gustavo Rebelo e direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão. 

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino