Fuzuê: Gustavo Reiz estreia como autor na Globo e realiza seu ‘sonho de noveleiro’

Por - 13/08/23 às 04:00 - Última Atualização: 12 agosto 2023

Fuzuê - Autor Gustavo ReizGustavo Reiz, autor de "Fuzuê" - Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Ator, autor de novelas e escritor, Gustavo Reiz estreia na Globo, realizando um grande sonho, aos 42 anos. Ele, que começou carreira ainda na adolescência, escrevendo peças de teatro, começou na TV como roteirista da adaptação de “Os Ricos Também Choram” (2005), novela exibida no SBT.

Em seguida, já na Record, foi colaborador em “Luz do Sol” (2007) e assinou seu primeiro trabalho como autor, a minissérie “Sansão e Dalila” (2011). Ainda na emissora, escreveu “Escrava Mãe” (2016), “Dona Xepa” (2013) e “Belaventura” (2017), além do seriado “Fora de Controle” (2015).

Tendo ainda cinco livros juvenis no currículo, Gustavo Reiz explicou como criou a história de “Fuzuê”: “Surgiu da vontade de escrever uma novela divertida e que trouxesse algo curioso ao público, mas que também resgatasse um pouco do clima dos folhetins mais antigos”, destacou.

E deu nomes: “Novelas de Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu, por exemplo, mesclavam sempre muita comédia com mistério, o que me agradava muito como telespectador. Sou historiador por formação, sempre parto de pesquisas para escrever uma novela”, afirmou.

Reiz destacou que o Centro da cidade do Rio de Janeiro serviu de ambientação principal para que ele deixasse a história “redondinha”:

“Pesquisando sobre o centro do Rio, que é um lugar muito rico culturalmente, berço da boemia carioca, fiquei fascinado por histórias que envolviam, inclusive, tesouros escondidos, passagens subterrâneas, objetos antigos que teriam sido encontrados em escavações. Passado e presente se encontram de uma forma muito curiosa. Por que não pensar que teria um tesouro escondido ali até os dias atuais? E que ele estaria escondido debaixo de uma loja popular, tipo um mercadão, por onde passam muitas pessoas diariamente? Assim surgiu a ‘Fuzuê do Nero’, uma loja fundada por um ex feirante, orgulhoso de suas raízes, que jamais a derrubaria e que vai defendê-la a todo custo da ganância dos vilões. Esse foi o ponto de partida da história”.   

O QUE É. AFINAL, FUZUÊ

O autor definiu sua primeira novela na Globo como leve, divertida, com boas doses de mistério e muito romance. É uma comédia para toda família, que convida o público a entrar na caça ao tesouro, ao mesmo tempo em que o faz pensar sobre o que seria verdadeiramente algo valioso a buscar.

“Para nossa protagonista, a Luna, o tesouro dela é a mãe, que está desaparecida há um ano. Para a Preciosa Montebello, nossa antagonista, além de tomar posse do valor material, ela busca, acima de tudo, honrar o legado do pai, que descobriu aquela informação valiosa. Cada personagem tem sua busca, sua missão. É uma novela, acima de tudo, sobre a busca de objetivos pessoais, pelas verdades e realizações de personagens muito variados”, garantiu Gustavo Reiz.    

 “Fuzuê” é criada e escrita por Gustavo Reiz, com direção artística de Fabricio Mamberti. A obra é escrita com colaboração de João Brandão, Juliana Peres e Michel Carvalho, e tem direção geral de Adriano Melo e direção de Bernardo Sá, Nathalia Ribas e Glenda Nicácio. A produção é de Gustavo Rebelo e direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino