Clarice e Beatriz: Encontro de mãe e filha cheio de mistérios em ‘Garota do Momento’
Por Flavia Cirino - 04/11/24 às 06:00 - Última Atualização: 1 novembro 2024
“Garota do Momento” é uma fábula de esperança, ambientada em um período de grande otimismo no Brasil, sobre o qual vamos propor também algumas reflexões. Isso é o que afirma a diretora artística Natalia Grimberg sobre a que tem na vida de Clarice (Carol Castro), virada ao avesso, o ponto de partida.
Pedro Novaes vive um triângulo amoroso em ‘Garota do Momento’
Ela vivia uma rotina pacata como lavadeira em Petrópolis, mas possuía um talento promissor para a pintura. Viúva e mãe de Beatriz (Duda Santos), ela deixou a filha sob os cuidados de sua sogra, Carmem (Solange Couto). Depois seguiu para o Rio de Janeiro, em busca de uma oportunidade de expor suas obras em uma galeria.
Na capital, o destino a fez cruzar o caminho do empresário Juliano Alencar (Fabio Assunção). Herdeiro da Perfumaria Carioca, ele logo se interessou por ela e propôs casamento.
No entanto, o relacionamento quase desmoronou quando Clarice presenciou uma discussão entre Juliano e sua amante, Valéria (Julia Stockler), que terminou de forma trágica com a morte acidental de Valéria. Antes que Clarice pudesse denunciar o ocorrido, sofreu um acidente grave que apagou parte de suas lembranças, deixando-a vulnerável a uma grande trama.
A manipulação de Maristela e a vida de mentiras
Após o acidente, Juliano e sua mãe, Maristela (Lilia Cabral), arquitetaram um plano para que Clarice criasse Bia (Maisa), a filha que ele teve com Valéria, como se fosse sua própria filha, a verdadeira Beatriz.
O que esperar da estreia de Maisa na Globo
Com Clarice em estado de confusão, eles se aproveitaram de sua vulnerabilidade e entregaram Bia em seus braços, contando uma história falsa sobre seu passado e até inventando uma família para ela. Zélia (Leticia Colin), funcionária dos Alencar, aceitou figurar como irmã de Clarice e se uniu ao esquema, sustentando as mentiras ao longo dos anos.
Passados dezesseis anos, Clarice se tornara diretora da Magnifique Escola para Moças, ao lado de Zélia, e dedicava sua vida à educação de jovens para a alta sociedade. Mas, mesmo com a aparente estabilidade, ela sentia uma angústia inexplicável que refletia a ausência de sua filha verdadeira.
O reencontro de Beatriz e o desconhecimento de Clarice
Quando Beatriz, ainda em Petrópolis, se deparou com uma foto de sua mãe em uma revista, a esperança que carregava desde criança se transformou em ação.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Decidida a reencontrar Clarice, a jovem embarcou para o Rio de Janeiro com o desejo de confrontar a mãe e entender o que realmente aconteceu. No entanto, ao reencontrá-la, enfrentou uma dolorosa verdade: Clarice não a reconhecia, e Bia ocupava seu lugar como filha.
Duda Santos, que interpreta Beatriz, comentou a complexidade da situação. “Eu acho que é o pior momento da vida da Beatriz. Pior até do que quando a mãe dela foi embora, porque ela cresceu mantendo viva a expectativa, a esperança de reencontrá-la. E guardou por 16 anos todo o amor que sentia por aquela mulher. Quando elas se encontram, a Clarice olha para a Beatriz e simplesmente não se lembra dela”, destacou a atriz.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino