Mariana Santos sobre relação abusiva: ‘Importante dar voz’
Por Raphael Araujo - 20/08/24 às 15:42
A próxima novela das 21h da TV Globo se chamará “Mania de Você”, escrita por João Manuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo. Por conta da chegada da trama, uma coletiva de imprensa com diversos artistas aconteceu nesta terça-feira, 20 de agosto, e OFuxico esteve presente.
Mania de Você: Traição e vingança marcará família de Thalita Carauta e David Jr
Logo de cara, Eliane Giardini falou de viver Berta após marcar os telespectadores como a vilazona Agatha em “Terra e Paixão”: “Se termina o trabalho, termina o trabalho, fim! Tive cinco meses entre os dois projetos, e você vai recebendo o texto, vai entrando no personagem. Eu pessoalmente busco algo emocional e pessoal que me ligue ao personagem, e navego nele. Adoro!”
“Quando você começa um trabalho novo, a caracterização é um momento muito crucial. A equipe é recheada de pessoas incrível, e naquele espaço, naquele espelho, você vai vendo o personagem se formando, e já vai definindo muito sobre o personagem”, reforçou ela, em suma.
“A Berta tem uma chegada muito tranquila na novela, construindo resorts com Molina (Rodrigo Lombardi) em Angra, até que o filho volta do exterior e acontece uma tragédia, e tudo muda. Ela vai passar por uma transformação, pois uma tragédia modifica as pessoas”, apontou a atriz em seguida.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Parceria entre Eliane Giardini e Mariana Ximenes
Nora de Eliane na trama como a interesseira Isis, Mariana Ximenes apontou: “Nossa relação é de muitos anos. Eu paquero a Eliane há muito tempo, tive honra de atuar ao lado dela em um filme, ‘Andando nas nuvens’. É uma dádiva atuar junto com ela. Sempre jantamos juntas, pisamos na jaca, trocamos conselhos pessoais e profissionais também”.
“É uma delícia e um sonho, tudo que uma pessoa gostaria de ter é alguém como a Eliane para dividir. Em cena é incrível, quer atriz mais extraordinária que ela? […] Sempre estou atenta conversando com a Eliane e com esse time maravilhoso”, explicou a artista, em síntese.
Ximenez aproveitou para contar como é voltar a trabalhar com João Emanuel Carneiro e também para a faixa das 21h: “É minha terceira parceria com o João, que tem um texto incrível. Estou 14 anos longe do horário nobre por escolhas minhas de projeto, mas o ritmo não muda tanto, pois nem apareço tanto nesse começo. Eu fiz ‘Passione’ uma vilã e volto como uma ‘cachorra’”.
Mania de Você: Globo busca por atriz veterana para personagem-chave na trama
Importância de abordar relação abusiva
Indo para outro núcleo, Mariana Santos comentou sobre sua personagem, Fátima, que vive um relacionamento tóxico: “A Fátima é uma personagem muito delicada porque ela é muito real. Ela e colocou em um casamento apaixonada e foi e deixando de lado para priorizar a vida desse marido, que viaja muito, é gerente de restaurante de luxo. Foi vivendo a vida dele e se anulando, sem perceber, e essas relações são assim”.
“As mulheres vão se escondendo em perceber e normalizando esse tipo de relação abusiva e super tóxica. A Fátima percebe, mas está acostumada com aquele universo que ela se colocou. Ela conversa com muitas mulheres que de repente nem sabem que estão nessas relações”, revelou ela, que acabou de viver Natália em “Elas por Elas”.
Eriberto Leão, que vive Robson, o marido abusivo, revelou: “É um grande desafio dar vida a esses personagens. Robson é um personagem muito cruel, machista, tóxico, mas por ser você, Mariana Santos, como Fátima, tenho descobertos sentimento deles que antes de contracenar com você não teria percebido”.
Relacionamento entre tio e sobrinha será foco de ‘Mania de Você’
“Estamos juntos construindo relacionamento muito real e cheio de camadas, pois eles se gostam acima de tudo. Acho que se amam, mas como se sustenta uma relação que pega sentimentos positivos e transforma em outros mais nocivos? É uma grande missão e desafio, e gostamos disso”, contou ele, posteriormente.
Construção do relacionamento tóxico
Mariana Santos reforçou: “A personagem sente uma culpa muito complexa. Ela escuta coisas e fica ali, enquanto você a manda sair dali. La queria ter tido um filho, não conseguiu realizar esse sonho, e ele usa do corpo dela para detoná-la por conta disso. Ela vive isolada naquele resort”
Eriberto então complementou: “Ele também a manipula constantemente, faz ela ver algo que não é real. Cria uma realidade paralela com sua astúcia do mal para que ela ache ser algo que não é, e ela quase cai nesse golpe”. “Muito importante dar voz a esse assunto, e estou feliz com o trabalho, com a parceria com Eriberto”, disse a artista em seguida.
‘Mania de Você’ e exploração sexual: Trio sofrerá com crime
Mariana Santos, aliás, ressaltou a diferença de Fátima para Natália, apesar de ambas serem personagens complexas: “Vim da comédia, e agora venho entrando na densidade das minhas últimas personagens. São personagens bem diferentes. Natália tinha um trauma com a morte do gêmeo, além de um lado meio indigesto e esquisito, enquanto a Fátima é mais delicada, sutil, um outro caminho”.
“Natália cansava muito, mas eu buscava coisa dentro de mim, e quando acabou, acabou. Descansei um pouco, aí veio a Fátima, e fui descobrindo, fazendo, trocando com os colegas. Estou muito feliz com a nova personagem”, garantiu ela, portanto.
Eriberto e papéis dúbios
Eriberto Leão, aliás, comentou sobre estar fazendo muitos papéis dúbios nos últimos anos: “Sempre foi meu desejo como ator papéis mais dúbios e complexos, e sou muito grato que eles estejam vindo”. Quanto a Robson, declarou: “Uma pessoa pode ser completamente diferente dentro e fora de casa de casa”.
Gabz abandona as tranças e exibe novo look em ‘Mania de Você’
“Robson é uma pessoa tóxica e workaholic, muito ambiciosa, e exige uma perfeição impossível de todos, principalmente da Fátima. Ele não trata bem os funcionários do restaurante Violeta, cenário dos protagonistas da novela, assedia funcionárias, faz diferenças por classe social, enquanto com outros ele é bastante simpático e cortês”, ressaltou o ator.
“Ele vai revelar a personalidade de muitas pessoas por aí. Porém, não acho que ele seja totalmente mau, e com a Mariana vi que ele pode amar a Fátima de certa forma. Os colegas ajudam a construir muito os personagens”, revelou, enquanto contava se personagens assim o afetavam fora das câmeras.
“E tento não levar os personagens para casa, mas também Sou workaholic, estudo personagem em casa, tento chegar na vibe do personagem antes de gravar. Então sou pela metade, tento não levar, mas também levo um pouco”, concluiu Eriberto Leão, por fim.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.