Morte de Fernanda em ‘Mulheres Apaixonadas’ retrata impasse sobre doação de órgãos
Por Esther Rocha - 16/10/23 às 15:30
A reexibição de “Mulheres Apaixonadas” no “Vale a Pena Ver de Novo” abordará tema importante, muito discutido nos últimos meses por conta do transplante realizado pelo apresentador Fausto Silva. Vale lembrar que a novela de Manoel Carlos foi exibida pela primeira vez em 2003.
Após ser vítima de bala perdida, Fernanda (Vanessa Gerbelli) morre e sua mãe Inês (Manoelita Lustosa) terá que sobre doar ou não os órgãos de sua filha. Inicialmente a avó de Salete (Bruna Marquezine) se mostrará absolutamente contra a ideia: “Vocês são malucos! Porque que eu devo doar os órgãos da minha filha, ela morreu. Se morreu, acabou, vai para debaixo da terra e ninguém vai trazer ela de volta”.
Ao ver a resistência da avó, sempre hostil e mau humorada, Salete entra na conversa e defende que ser doadora era um desejo de sua mãe. Firme e decidida a menina dirá: “Sei sim! Sei do que você estão falando, é a vontade da minha mãe, vó. Tem que obedecer”. A voz firme da garota convence Inês a reconsiderar o caso e autorizar a doação.
Cena inesquecível mostra tiroteio no Leblon
Em um dos episódios mais chocantes de “Mulheres Apaixonadas”, Fernanda se encontra no meio de um tiroteio entre a polícia e criminosos no Leblon. Ela estará acompanhada de Téo (Tony Ramos) e os dois são surpreendidos pelo caos causado por uma perseguição a ladrões que haviam assaltado um mercado próximo.
Com tiros sendo disparados em todas as direções e o pânico se espalhando pela rua, Fernanda e Téo ficam inicialmente presos no carro. No entanto, ao tentar escapar da situação, a tragédia se abate sobre eles. Téo é atingido na cabeça, caindo desacordado. Fernanda, por sua vez, é baleada no braço e no peito, enquanto grita em desespero.
Rapidamente, ambos são socorridos e encaminhados ao hospital. Téo, apesar do grave ferimento, resiste e é levado para a cirurgia. Fernanda, contudo, enfrenta complicações. Inicialmente, ela dá esperanças de recuperação ao ser submetida a um procedimento cirúrgico, mas sua condição se deteriora rapidamente.
Antes de seu trágico desfecho, a personagem interpretada por Vanessa Gerbelli faz um último pedido: a presença de sua filha Salete (Bruna Marquezine) e de Helena (Christiane Torloni), ex-esposa de Téo. Durante este encontro emocionante, Fernanda revela um segredo bombástico: ela é a mãe biológica de Lucas (Victor Cugula). Ela confessa ainda que havia impedido Téo de contar a verdade a Helena por medo de que esta deixasse de amar o menino. Helena, surpreendida e emocionada com a revelação, assiste impotente à despedida de Fernanda.
Nos capítulos seguintes Téo, devastado pela morte de Fernanda e ainda em recuperação no hospital, não consegue estar presente no funeral da ex-prostituta. No entanto, Helena e Lucas marcam presença, sendo Lucas um pilar de apoio para Salete, que enfrenta a dor insuportável da perda da mãe.
Sobre “Mulheres Apaixonadas”
A novela “Mulheres Apaixonadas”, uma criação de Manoel Carlos, foi originalmente transmitida pela Globo em 2003. Com um elenco estelar que inclui Tony Ramos, José Mayer, Christiane Torloni, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Marcello Antony, Giulia Gam, Regiane Alves, e Dan Stulbach, a trama é lembrada por suas histórias envolventes e personagens marcantes.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.