Pantanal: Cores e tons da região estão no figurino dos personagens

Por - 25/03/22 às 12:44

Renato Góes e Marcos Palmeira caracterizados em PantanalFoto: TV Globo/ João Miguel Jr.

O cenário e produção de arte de ‘Pantanal” causam m impacto surreal para aqueles quem gosta de reparar nos detalhes. Mas é o figurino que acaba sendo o primeiro a ser visto e comentado. Marie Salles, que está na Globo desde 1995 e desde 2004 é figurinista, tendo assinado grandes obras, como “Amor de Mãe”, “Avenida Brasil”, “Cordel Encantado”, “Novo Mundo”, entre outras novelas, é a responsável na nova versão de “Pantanal”.

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Ela conta como ficou encantada com a explosão de cores que encontrou ao chegar por lá, em sua primeira viagem, e como procurou imprimir isso no trabalho.

“Foi uma das minhas primeiras impressões. Enxerguei essa natureza, seu ciclo, o nascer do sol, o caminho percorrido ao longo do dia e as tantas cores dessa natureza local, até o momento que a lua surge em seu lugar. É algo diferenciado. As árvores, flores, os ipês, fui pegando essas cores e colocando dentro dos personagens”.

“No Joventino (Irandhir Santos), por exemplo, quis usar o pôr do sol, com tons alaranjados; a Juma (Alanis Guillen) também tem esse sol, mas em sua exibição momentos antes, tem um pouco do céu, dos rosas; já Filó (Letícia Salles/ Dira Paes) tem as cores das araras, dos ipês”, comenta Marie, animada com o resultado.

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Irandhir Santos – Foto: TV Globo/ João Miguel Jr.

Seu trabalho, contudo, começou antes mesmo da primeira viagem, com uma ampla pesquisa, revisitando a primeira versão da novela e como os costumes e comportamentos mudaram de lá para cá: “A novela original era nossa diretriz. Assisti todos os capítulos para absorver aquelas escolhas da época. Na década de 1990, tínhamos bem marcado o conceito rural, mas hoje em dia vimos ao chegarmos ao Pantanal que ele está bem diferente. Entre assistir à novela e chegar ao Pantanal, comecei a construir minhas ideias com base em documentários, fotos, uma pesquisa profunda. E encontrei essa questão das cores ali também”, explica a figurinista.

Embora não esteja no imaginário de todos os brasileiros, há hoje, no Pantanal, e em diversos outros locais do interior do Brasil, muito estampado, jeans: “Imagino que, assim como eu pensei, as pessoas pensem que o bege é uma cor que se destaca naquele cenário. Até era, antes. Não mais. Lá se usa cor, muita cor, azul, vermelho, verde, e fui inserindo isso principalmente na segunda fase”, complementa.

Uma das personagens que mais atrai a curiosidade do público, a Juma, interpretada por Alanis Guillen, foi um desafio para Marie. “A Juma é uma pessoa que nunca viu nada. Ela não conhece nada, troca suas roupas na chalana, não tem dinheiro, não sabe o que é isso, o que é banco, televisão… Ela é bruta e tem uma energia bruta. Por isso, suas roupas são transparentes e são meio pôr do sol, meio rosa, meio nude. A sensação que vai dar é que ela está livre”, adianta Marie sobre a personagem.

Alanis Guillen caracterizada como Juma Marruá, de 'Pantanal'
Foto: TV Globo/ João Miguel Jr.

Além das cores, outro destaque que o figurino merece é na indumentária específica dos peões pantaneiros. “Para o manejo com o gado, eles usam calça jeans, bota curta, faixa pantaneira, que não é só um acessório estético, mas tem a função de ajudar a manter saudável a coluna dos peões. Em geral, são feitas por mulheres pantaneiras e são bastante coloridas, é algo fácil de encontrar na região. Os peões usam ainda um cinturão de couro, onde colocam o canivete e o celular, que estará presente na segunda fase. Ele funciona como uma pochete, mas é um cinto. A calça de couro por cima da calça jeans é bastante usada também, a fim de proteger as pernas de quem anda a cavalo. Protege de galho e cobra, por exemplo. E tem o chapéu, usado por todos, porque é um local quase sempre muito quente”, explica.

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É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino