Renascer: Bruno Luperi explica ‘versão estendida’ da primeira fase

Por - 15/01/24 às 18:00

Bruno Luperi, autor do remake de RenascerBruno Luperi, autor do remake de Renascer - Mauricio Fidalgo/Globo

‘Renascer’ já está tomando conta dos intervalos da TV Globo, com novas imagens, novos teasers sobre a trama que estreia no próximo dia 22 de janeiro, substituindo ‘Terra e Paixão’. A trama, que é uma remake da original de 1993, é escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa e autor original da primeira versão.

Em entrevista, Luperi explicou que nesta versão a primeira fase será uma “versão estendida” do que o público viu há mais de 30 anos e explicou o motivo para isso.

“Quando veio o convite fazer o Renascer, eu falo brincando que o Vilamarim, o pessoal da Globo, que destamparam a garrafinha do cramulhão, porque ali falou mais alto, virou uma coisa meio irrecusável para mim por tudo que eu vivi. E a decisão de crescer a primeira fase é fruto de duas vertentes”, começou.

“Primeiro, uma questão é a própria versão original da novela, então ela tem uma primeira fase um pouco maior do que foi ao ar, porque eu tive a oportunidade de pegar a novela como um todo, com começo, meio e fim, ler, analisar e achei melhor trazer um pouco essa primeira fase para explorar a grandiosidade que tem esses personagens todos”, acrescentou.

Bruno Luperi, autor do remake de Renascer
Bruno Luperi, autor do remake de Renascer – Reprodução

Luperi ainda revelou que decidiu “atualizar” a trama para trazer um contexto do cacau para os dias de hoje.

“Na primeira fase, ela pega um contexto de cacau na primeira versão da original. Na época, o cacau vendia-se por muito dinheiro, tinha quase o preço de ouro na bolsa. Então, trazia grandes fortunas e com a segunda fase surge a vassoura de bruxa e ela começa a mudar o cenário do cacau drasticamente. Aquilo muda a vida José Inocêncio, dos filhos, de toda a história ao redor daquilo”, explicou.

Renascer: Juliana Paes dá novo spoiler sobre remake da novela

“No nosso caso, como nós passamos 30 anos para frente, a vassoura de bruxa aparece na nossa primeira fase determinando muito o curso da trama. Então, eu cheguei com esse topo de uma praga, que tá fadada a acabar com a cultura do cacau no sul da Bahia da maneira como ela se alastrou, então precisava de um pouco mais de cenário para trazer, precisava da ajuda de outros personagens, que também foram criados para trazer a referência, pra contextualizar essa primeira fase de uma maneira mais pertinente e contar essa história com a potência que ela tinha. A gente vai poder desfrutar um pouco mais de cada personagem”.

Bruno Luperi ainda afirmou que um fator importante que o fez pensar em “aumentar a primeira fase” foi ter a oportunidade de analisar a história toda e entendê-la melhor.

“Quando cheguei no final de Velho Chico, eu pedi para Deus para poder voltar no primeiro capítulo e contar a história de novo porque você termina uma novela, você entende a história, aí você pode vir e contar ela direito depois. Agora, o destino me abençoou com duas oportunidades de pegar uma novela que já havia ido até o final, que você já tinha uma noção do que aquela história se trata. Então, eu tô tentando fazer meu trabalho ali da maneira mais bem feita, de deixar essa história acontecer na maior potência que ela tem e associada a pessoas, talentos que estão com a gente. Vamos deixar essa história realmente digna de muitas lembranças”, finalizou.

‘Renascer’ é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais


×