Renascer: Entenda o ‘pacto com cramulhão’ de José Inocêncio

Por - 06/02/24 às 08:00 - Última Atualização: 11 abril 2024

José Inocêncio (Humberto Carrão) olhando para o cramulhãoJosé Inocêncio (Humberto Carrão) olhando para o cramulhão - Reprodução/Globoplay

Renascer vem conquistando o público a cada capítulo e deve continuar assim pelo ritmo das coisas. Não é tão cedo para dizer que mais um remake de uma obra de Benedito Ruy Barbosa está fazendo a direção da TV Globo sorrir “de orelha a orelha” com os índices que está conquistando.

Assim como Pantanal, em Renascer, o autor também “brinca” com o mundo místico, tanto com o pacto entre José Inocêncio e o Jequitibá-Rei, como com o “cramulhão”, que sempre acompanha o fazendeiro de cacau em suas decisões.

Saiba como Benedito Ruy Barbosa reagiu à adaptação de Renascer

Em Pantanal, o personagem Trindade, interpretado por Gabriel Sater, era quem “incorporava” o cramulhão em alguns momentos. Já em Renascer, o “diabinho” ganhou até um versão em movimento 3D, graças à tecnologia.

Gabriel Sater como Trindade em 'Pantanal'
Gabriel Sater como Trindade em ‘Pantanal’ – Reprodução/Globo

Mas você sabe o que é a “lenda do cramulhão”?

Renascer: Elenco da primeira fase se despede e mostra bastidores

Lenda do ‘cramulhão’ em Renascer

Também é conhecido como “Diabinho da Garrafa”, “Famaliá” e “Capeta da Garrafa”, o cramulhão está sempre envolvido em um pacto firmado com alguém em troca de algo. Este pacto resulta no aprisionamento da alma, assim como do coração de quem faz o pedido.

Segundo a lenda, uma vez feito o tal pacto com o diabo, a pessoa que quer o milagre tem que conseguir um ovo. Dele, nascerá um diabinho de 15 a 20 centímetros.

Renascer promete emoção e lágrimas na segunda fase

Não se trata de um ovo qualquer. Ele é fecundado pelo próprio diabo e ser do tamanho de um ovo de codorna.

Em algumas regiões do Brasil, acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo. Em outras, que seria colocado por um galo, e não por uma galinha.

Renascer: João Pedro confronta o pai, José Inocêncio

Para conseguir o tal ovo, deve-se esperar a Quaresma, período entre o Carnaval e a Páscoa. Além disso, na primeira sexta-feira após estar em posse do ovo, a pessoa tem que ir até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo embaixo do braço esquerdo.

Após 40 dias, ele se choca e nascerá o diabinho. É aí que ele entra na garrafa, onde fica bem fechado.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais