Renascer: Tião Galinha tem final diferente e se torna líder de assentamento
Por Flavia Cirino - 04/09/24 às 06:00 - Última Atualização: 3 setembro 2024
Na reta final de “Renascer”, a história de Tião Galinha e Joana promete grandes mudanças em relação à versão original de 1993. Tião, agora interpretado por Irandhir Santos, enfrentou duas prisões devido à sua participação no Movimento dos Sem-Terra.
Saiba como será a morte brutal de Egidio em ‘Renascer’
No entanto, diferentemente do desfecho trágico do passado, ele sairá livre e seguirá para o assentamento com Joana (Alice Carvalho), e seus filhos. Essa nova abordagem marca um contraste significativo com a versão original, onde o personagem, interpretado por Osmar Prado, teve um fim dramático.
Diferenças entre ‘Renascer’ de 1993 e o remake
Na novela original de Benedito Ruy Barbosa, Tião Galinha (Osmar Prado), enfrentou uma trajetória difícil que culminou com sua prisão injusta.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Em um dos momentos mais impactantes, Tião tirou a própria vida na cela, sendo encontrado com um bilhete que dizia: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”.
O desfecho de 1993 trouxe um forte comentário social, alinhado ao contexto da época. No entanto, a nova versão da novela, escrita por Bruno Luperi, traz uma reviravolta, com Tião sobrevivendo às adversidades e reconstruindo sua vida ao lado da família.
A polêmica saída de Osmar Prado em 1993
O fim antecipado de Tião Galinha na primeira versão da novela não foi espontâneo e roteirizado. Pelo contrário. Em 2015, Osmar Prado revelou que um desentendimento com um executivo da TV Globo o levou a pedir sua saída da trama.
Confira os momentos finais de ‘Renascer’
“Eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia e se matou”, contou o ator.
Esse pedido alterou o roteiro original e resultou sobretudo na morte impactante do personagem.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino