Travessia: Wesley se monta como a drag Lucía Del Mar e se apresenta

Por - 11/04/23 às 19:08

Fotomontagem de Wesley (Gero Camilo) desmontado com Brisa (Lucy Alves) e montado como Lucia Del MarFoto: TV Globo/Manoella Mello/Montagem

Agora que a boate comandada por Divina Valéria já tem data para abrir na novela das nove, Vila Isabel vai ganhar um novo estabelecimento em “Travessia”, da TV Globo. Nos capítulos previstos para irem ao ar a partir desta terça-feira, 11 de abril, ocorre a estreia da casa de shows Isabelita’s, com a participação especial de Isabelita dos Patins e Suzy Brasil, além de Narcisa Tamborindeguy, que aparece na plateia curtindo o espetáculo ao lado de outros personagens.

A empolgação toma conta de todos, em especial do enfermeiro Wesley (Gero Camilo), que subirá ao palco pela primeira vez como a drag queen Lucia Del Mar. Quem o ajuda com o figurino e os últimos detalhes antes do show é Brisa (Lucy Alves), que conseguiu um emprego no local. Para fazer as cenas, o ator passa por uma caracterização que dura mais de 2 horas.

Fotomontagem de Isabelita dos Patins e Narcisa Tamborindeguy em Travessia
Isabelita dos Patins e Narcisa Tamborindeguy em Travessia (Foto: TV Globo/Manoella Mello/Montagem)

CONVITE E CARACTERIZAÇÃO

Fotomontagem de Wesley (Gero Camilo) desmontado e montado como Lucia Del Mar
Gero Camilo se preparou e estudou muito para o papel (Foto: TV Globo/Manoella Mello/Montagem)

Em entrevista à Globo, ele falou um pouco mais do papel, e como surgiu o convite para interpretar Wesley/Lucía: “Recebi o convite em meados do ano passado (julho/agosto), antes de a novela começar. E o que já me deixou muito feliz foi por ser o Maurinho [Mauro Mendonça Filho – diretor artístico], porque eu já tinha trabalhado com ele há 10 anos, em ‘Gabriela’. O Wesley foi um personagem que foi chegando. Na minha memória afetiva de criação artística, ele foi sendo gestado esse tempo todo, enquanto a trama se desenvolvia”.

Sobre Lucía Del Mar, o ator detalhou: “Ela é uma castelhana quase italiana. Estou criando um linguajar muito próprio pra ela, então, ela pode misturar francês com português, com espanhol, com italiano. Ela é muito mais uma expressão artística. O Wesley tem uma personalidade muito própria, e uma ética no seu trabalho”.

“A Lucía Del Mar é condição desse próprio aprisionamento do Wesley, dentro dessa condição social. Ela é um delírio dele, de uma possibilidade, que se torna real também porque se transforma em algo artístico. Esse trabalho é inédito para mim. Eu estou criando pela primeira vez dois personagens, nem o cinema ou o teatro me deram isso. A televisão está me dando”, garantiu ele.

IMPORTÂNCIA E REPERCURSSÃO

Drag queens na boate de Divina Valéria em Travessia
Representatividade drag queen promete dar o que falar (Foto: TV Globo/Manoella Mello)

Gero Camilo então ressaltou suas expectativas sobre o papel: “Estamos vivendo em um país que está entendendo cada vez mais e se abrindo para esse espaço LGBTQIAPN+, então é onde eu consigo me sentir super à vontade de fazer. Em ‘Gabriela’, eu fazia a Miss Pirangi, que é um personagem criado pelo Jorge Amado. Era uma obra fechada, onde qualquer adaptação que houvesse ali seguiria uma regra”.

“Agora, em ‘Travessia’, a Gloria vai indicando os caminhos, mas tanto ela quanto o Maurinho são muito abertos para uma conversa no processo criativo, os dois me escutam muito, então eu estou me sentido super à vontade em criar essa duplicidade de personagens”, disse, antes de falar da importância de se falar da arte drag na novela das 21h.

“Eu acho maravilhoso. Ler os roteiros e as orientações para o meu personagem me fortalece. E a novela consegue adentrar nesse universo e tratá-lo de forma real, social e com acolhimento”.

Aliás, Gero pesquisou muito para dar vida à personagem: “Eu nunca criei uma drag na minha vida. Então, pesquisei muito, fiquei vendo vídeos de várias drags do país e do estrangeiro, fiquei vendo séries que falavam desse universo”.

DIVINA VALÉRIA E DANÇAS

Drag queens na boate de Divina Valéria em Travessia
Drag queens na boate de Divina Valéria em Travessia (Foto: TV Globo/Manoella Mello)

Ainda, Camilo comentou como tem sido contracenar com Divina Valéria na trama: “Eu sou amigo da Divina por causa da Phedra de Córdoba, que era muito amiga dela. Então, a Phedra nos uniu. Eu tenho uma admiração profunda pela Divina e pelo trabalho dela. E a Divina, dentro dessa diversidade dos gêneros e da comunidade LGBQIAPN+, é uma Edith Piaf, ela é uma grande artista. A Divina foi uma das desbravadoras desse universo”.

Por fim, o ator prometeu número de dança além de dublagem das músicas: “Sim. Eu danço desde sempre, ainda na Escola de Arte Dramática da USP, eu dancei muito, então eu tenho intimidade com a dança e eu costumo, em todos os meus trabalhos, começar a construir os meus personagens a partir da dança, mesmo que sejam personagens super-realistas, mas eu sempre puxo o gestual dele como dança”.

“Eu acho que isso é o que está me facilitando a me dar muito bem com esse universo da dança. Além disso, a coreógrafa Sandra Regina Ferreira está me ajudando muito nessa preparação corporal”, concluiu Gero Camilo.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.