Conheça a história de linchamento que inspirou a trama de Travessia, novela de Glória Perez

Por - 09/10/22 às 22:35 - Última Atualização: 12 outubro 2022

Travessia: Brisa (Lucy Alves) e o caso do linchamento de Fabiane Maria de JesusBrisa (Lucy Alves) e o caso do linchamento de Fabiane Maria de Jesus - Reprodução Globo e Reprodução Guarujá Alerta

(Atualizada em 12/10)

“Travessia”, Globo, estreou nesta segunda-feira, 10 de outubro na faixa das nove da Globo. Para explicar o mote da história, Glória Perez revelou o caso que foi a inspiração para criar a trama.

Leia+: Novo look, bastidores, duas casas: a vida de Jade Picon pré-Travessia

O caso aconteceu no Guarujá, litoral sul de São Paulo, em 2014. Uma dona de casa foi confundida com uma sequestradora de bebês num crime que nunca existiu, de acordo com a polícia da cidade.

Em 3 de maio de 2014, Fabiane, 33 anos, foi espancada após ser confundida, por seus vizinhos, com uma suposta seqüestradora de crianças denunciada na página do Facebook “Guarujá Alerta”.

BOATO, CRUELDADE E MORTE

Caso do linchamento de Fabiane Maria de Jesus
Reprodução “Guarujá Alerta”

O post, datado do dia 25 de abril de 2014, dizia que uma mulher que morava no Guarujá andava sequestrando crianças para servirem de oferendas em rituais de magia negra. Dizia a postagem: “Boatos rolam na região da praia do Pernambuco, Maré Mansa, Vila Rã e Areião, que uma mulher está raptando crianças para realizar magia negra. Se é boato ou não, devemos ficar alertas”. Ao lado do texto foi publicado um retrato falado da acusada, apelidada de ‘‘Bruxa do Guarujá’’.

No espaço dedicado aos comentários dos leitores, entre os 139 comentários, foi publicada a foto de uma mulher loira, indicada como a sequestradora. A publicação viralizou e contou com 765 compartilhamentos. Nas mensagens enviadas pelos internautas predominava o discurso de ódio e a notícia falsa rapidamente se espalhou pela periferia da cidade, inclusive o bairro de Morrinhos.

No dia 3 de maio, oito dias após a postagem, Fabiane Maria de Jesus, moradora de Morrinhos, voltava da igreja para a sua casa quando foi identificada por moradores do bairro como a tal mulher denunciada pelo perfil Guarujá Alerta. Um detalhe importante: no dia anterior ela havia descolorido o cabelo.

Comentários postados na página "Guaruja Alerta"
Reprodução dos comentários postados na página “Guaruja Alerta”

Fabiane começou a ser agredida após ser vista por um casal enquanto oferecia uma fruta a uma criança. O linchamento começou com um homem e daí pra frente uma multidão se aglomerou para concluir o sórdido trabalho. Os agressores usaram pedras e pedaços de pau. Indefesa, a mulher permaneceu caída enquanto era brutalmente agredida. Muitos alegavam que a bíblia que ela carregava nas mãos, na verdade era um livro de magia negra. O linchamento foi filmado por inúmeros celulares e as cenas rapidamente começaram a viralizar no Facebook.

Fabiane foi socorrida, levada ao hospital, mas não resistiu e morreu dois dias depois.

Após o linchamento a polícia informou que não existia qualquer denúncia sobre a tal mulher seqüestradora de crianças no Guarujá e que boatos semelhantes circulavam frequentemente por outras cidades.

Cinco pessoas foram julgadas e condenadas pelo caso. Até hoje a família de Fabiane busca na justiça uma indenização do Facebook, rede social onde a notícia falsa foi divulgada e compartilhada. O STF ainda vai julgar o requerimento contra a plataforma.

Leia+: Glória Perez comenta a história de Fabiane Maria de Jesus que inspirou Travessia

NA TV, UM RETRATO DA VIDA REAL

Lucy Alves, que interpreta Brisa, dá vida a uma versão muito próxima do que aconteceu com Fabiane. Em entrevista ao “Fantástico”, Globo, ela tentou colocar em palavras o que sentiu durante as gravações da perseguição da personagem.

Foi uma coisa avassaladora. Me deu um calafrio de sentir a vibração daquelas pessoas gritando, vindo em cima de mim. Imagina para Brisa também, porque ela nem sabia o porquê as pessoas estavam a agredindo. Uma mulher que não fez nada”.

Leia+: Travessia: Estreia divide o público entre críticas e elogio

Glória Perez, que volta à Globo depois de “A Força do Querer”, revelou sua indignação com o caso. Ela generaliza o caso de Fabiane em diversas para dar amplitude ao dano possível de uma notícia falsa.

“Essa história me impressionou demais. Alguém te aponta no meio de uma praça e te atribui algum crime, alguma coisa”, explica.

Diretor da trama, Mauro Mendonça Filho também comentou o caso. Para ele, o futuro das relações entre homem e mídias sociais é uma preocupação: “Você não vive mais sem celular, Mas, nós temos medo de onde isso vai nos levar”.

Vote na enquete!

Esta enquete já foi encerrada! Confira o resultado:

O que você achou da estreia da novela Travessia?

71%
29%

“Travessia” é uma novela escrita por Gloria Perez e estreou em 10 de outubro de 2022. Exibida na faixa das 21h, a trama tem direção artística de Mauro Mendonça Filho. O folhetim é protagonizado por Lucy Alves, Romulo Estrela e Chay Suede e marca a estreia de Jade Picon na teledramaturgia.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.