Travessia: Gloria Perez, autora da novela, vai mergulhar fundo nas ‘deepfakes’

Por - 08/10/22 às 09:00 - Última Atualização: 6 outubro 2022

Gloria Perez sorrindo, de jaqueta grafite e camisa preta, de óculos de grauGloria Perez ais uma vez traz a temática social para as novelas - Foto: Roberto Filho/ Brazil News

Formada em História pela UFRJ, Gloria Perez começou sua carreira como autora de telenovelas, em 1983, com a função de colaboradora de Janete Clair – cujas novelas foram recentemente adaptadas para o mercado internacional – em ‘Eu prometo’. Com o falecimento da autora titular, assumiu a responsabilidade e levou a história até o fim, com a supervisão de Dias Gomes. No ano seguinte, assinou sua primeira novela como titular, em parceria com Aguinaldo Silva, “Partido Alto”.

Ela é autora de várias novelas de sucesso, como “‘Barriga de Aluguel” (1991), “Explode Coração” (1995), “O Clone” (2001) e “América” (2005). Suas produções já lhe renderam diversos prêmios. “Caminho das Índias” (2009) foi a primeira produção nacional a ganhar o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.

Leia +: No exterior, Gloria Perez é chamada de ‘Rainha das Novelas’

Gloria assinou também as minisséries “Desejo” (1990), “Hilda Furacão” (1998) e “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” (2007). Em 2012, escreveu a novela “Salve Jorge”, e, em 2014, estreou o seriado “Dupla Identidade”. 

Uma marca dos trabalhos de Gloria Perez são as temáticas de alcance social que introduz em suas obras. Crianças desaparecidas, dependentes químicos, saúde mental e tráfico humano são alguns assuntos já abordados, com ampla repercussão. Toda a trama – e a repercussão dela – contra as drogas em ‘O Clone’ foi premiada nos Estados Unidos pelo FBI e pelo DEA, departamento responsável pela repressão a crimes relacionados ao tráfico de drogas. Em ‘A Força do Querer’ (2017), a autora abordou a questão do gênero e a compulsão por jogo, entre outros assuntos. Em “Travessia”, será a vez de falar sobre acessibilidade. 

EXPECTATIVA

A autora comentou o fato de suas novelas sempre destacarem assuntos potentes e diversos: “Num âmbito geral, minhas novelas são histórias escritas com o intuito de emocionar, envolver as pessoas através da emoção, divertir e fazer pensar, refletir sobre alguns assuntos. Sempre tenho a preocupação de trazer temas relevantes e que gerem debates e reflexões; questões com muita força de interesse do público”, disse ela.  

Leia +: Gloria Perez e Mauro Mendonça Filho não temem pressão por substituírem ‘Pantanal’

Ela destacou o que espera de “Travessia”: “O ponto de partida da nossa história é uma deepfake que acaba por transformar radicalmente, num efeito dominó, a vida de algumas pessoas. A novela vai tratar de como a internet introduz, no nosso cotidiano, dramas novos, conflitos que as gerações anteriores não viveram e que dão um formato muito novo àqueles que conhecemos desde sempre como a calúnia, a extorsão, o assédio, a chantagem, e tantos outros mais”, enfatizou a novelista.

“A aposta é que esse pano de fundo, mostrando como todas essas inovações são vividas no cotidiano das pessoas, seja um poderoso chamariz para despertar a atenção do público que vive e convive com os dramas e conflitos relatados pela novela. Além de funcionar como alerta para as muitas ciladas embutidas no encanto da vida virtual”, finalizou Gloria.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino