Travessia: Rudá contará com ajuda de Caíque para entender a assexualidde
Por Flavia Cirino - 26/01/23 às 12:25
Apesar de aparecer pouco na história, Rudá (Guilherme Cabral) tem enorme relevância em todo o contexto de “Travessia”. O filho de Guida (Alessandra Negrini) foi quem espalhou a fake news sobre Brisa (Lucy Alves), fazendo que ele saísse do Maranhão fugida e terminasse encarcerada num presidio, no Rio de Janeiro.
Leia +: Quem é o ex-marido de Guida, pai de Rudá?
Em suas aparições na trama, o adolescente trava embates dom Moretti (Rodrigo Lombardi), que não aceita seu jeito. E não é só ele. Tia Cotinha (Ana Lúcia Torre) e Leonor (Vanessa Giácomo) estão sempre perguntando o porquê ele não tem uma vida amorosa como os garotos de sua idade.
Isso porque ele não sente vontade de se relacionar afetivamente ou sexualmente com ninguém. O mesmo que acontece com Caique (Thiago Fragoso). E será justamente o aventureiro a pessoa que vai ajudar o jovem a se entender.
Depois de ter sido mais uma vez provocado pelo ex-padrasto, Rudá vai encontrar Caíque na Lagoa. E desabafa sobre o que sempre acontece.
“É chato mesmo sofrer essa pressão. Passei por isso. Passei não, continuo passando! Rudá, você se acha parecido comigo?”, perguntará o instrutor de asa-delta.
Leia +: Taylor Swift é assexual? Entenda!
Caíque usará o relacionamento dele com Leonor como exemplo para tentar ajudar o jovem: “Não é que eu não goste dela! Eu não me interesso por sexo. É isso! A ponto de nem entender como é que tanta gente não pode viver sem isso”, dirá ele.
E continuará: “Eu gosto de romance! Eu quero, eu preciso viver romances: abraçar, beijar, andar de mãos dadas. Mas paro por aí. Isso pra mim é tudo, isso pra mim é viver um amor”, explicará Caíque
“Não acho graça nenhuma nessas coisas”, responderá o adolescente.
O QUE É SIGNIFICA SER ASSEXUAL?
A assexualidade é uma orientação sexual que identifica a pessoa que não sente atração por ninguém. Mas ser assexual vai muito além de fazer sexo ou não. É algo muito mais complexo, e que pode ser vivido com fluidez em todas as suas variações. Em síntese, a assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, não age por um desejo erótico.
Leia +: Hugh Jackman se identifica como assexual
A assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer. Ela pode ser assexual praticando sexo ou não. E ao contrário do que muitos pensam, a pessoa assexual também pode se envolver em relacionamentos, beijos e abraços.
Da mesma forma que há pessoas que não gostam do toque ou de uma companhia romântica. Portanto, o ser assexual é algo muito mais subjetivo e complexo. Vale ressaltar que é condição intrínseca. O ser humano não escolhe ser assexual por vontade própria.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino