Três Graças: Atores vêem papéis como plataforma de evolução
Por Raphael Araujo - 26/09/2025 - 15:00

Em “Três Graças”, próxima novela das 21h da Globo, a Fundação Ferette, comanada por Santiago Ferette (Murilo Benício), é reconhecida pela população e pelo governo pelo trabalho social que realiza. Mas o que ninguém imagina, nem mesmo alguns dos funcionários e o filho de Ferette, Leonardo (Pedro Novaes), que também trabalha no local, é que os medicamentos de alto custo distribuídos gratuitamente para os mais necessitados não passam de placebos.
Aguinaldo Silva é aclamado por elenco de ‘Três Graças’: ‘Ícone’
Aliás, Ferette, apesar do egoísmo e caráter inescrupuloso, à primeira vista, trata bem sua família. Com Zenilda (Andreia Horta) mantém um casamento de mais de 20 anos que gerou dois filhos, Leonardo (Pedro Novaes) e Lorena (Alanis Guillen).
Ainda, fecham esse núcleo um casal financeiramente bem-sucedido, Lena (Barbara Reis) e Herculano (Leandro Lima). Os dois são conhecidos de longa data de Ferette e voltam ao Brasil após um período morando no exterior.
‘Três Graças’ se torna um espelho da realidade do Brasil
Filhos não puxaram o pai
Durante a segunda coletiva de imprensa de “Três Graças”, na qual OFuxico estve presente, os atores desse núcleo puderam detalhar mais seus persnagens, como foi caso de Pedro Novaes: “Feliz de estar partcipando essa coletiva e vendo gente do elenco que não encontro muito. Foi tudo muito rápido [convite], mal sai de ‘Garota [do Momento]’, uma novela muito importante para mim”.
“Mas também eu etava muito quente, de já estar em cena. O único lance foi transicionar de um personagem para o outro, de olhar para o Leo e não para o Beto. E o Leo me abriu ese leque muito rápido, entrei nele facilmente. Ele é muito rico de conflitos, e pensando na nossa profissão e carreira, vejo como um presente”, descreveu ele em seguida.
“Leo nasceu nessa riqueza extrema, e teve esse tipo de realidade. Então, ele vai descobrindo realidades novas, achando que já sabe das coisas. Ele também vai encontrar uma paixão, que logo vai abrir a mente dele. Ainda, o Ferretti criou ele de forma muito dura e fechada, mas quando ele descobrir os negócios do pai, as coisas vão pegar fogo”, prometeu Pedro, em síntese.
Três Graças: Romances prometem complexidade aos personagens
Força de Lorena
Alanis também adorou sua personagem: “Desde sempre chegam a mim personagens e mulheres fortes, de uma trajetória de muita garra e personalidade. A Lorena é mais uma dessas personagens que vem com uma força, uma coragem, um impulso de ir em frente com os desejos. Ela também é muito impulsiva, espontânea, ela e minhas outras personagens tem um frescor de olhar para frente, algo que me inspira”.
A atriz continuou posteriormente: “Procuro até dar mais profundidade. Nessa história, ela também tem a missão de trazer temas atuais, contemporâneos e às vezes difíceis de retratar. Principalmente nessa família que tem uma realidade tão fechada. Mas ela não tem medo de ir atrás e procurar diálogos, não se intimida e enfrenta o pai que a fecha tanto”.
“Ela continua a buscar a verdade dela e ter uma consciência social sobre tudo. Tá sendo muito legal construí-la. Eu como jovem mulher já me vi nesse momento de fazer uma construção de si e de ser justa, e Lorena faz e luta. Ela acredita em um mundo mais justo. […] Ela vai costurar muita coisa ali dentr., ela pode ser a personagem capaz de transitar entre núcleos”, completou Alanis Guillen, em síntese.
Aguinaldo Silva exalta as mulheres em ‘Três Graças’
Povo do bem entre vilões
Bárbara Reis enxerga sua personagem com um desafio positvo: “A Lena é uma personagem muito diferente de tudo que já fiz. Isso porque ela é bem romântica, enquanto as outras que fiz eram batalhadoras que queriam vencer, o namoro não era o foco”.
“Ela vem em um momento bom da minha carreira, de construção de personagem. Lena teve uma gravidez indesejada e isso deve mexer muito com ela. Ela tem o marido, Herculano, e eles se amam muito, ele realiza todos o desejos ela. Essa personagem vem para mim em um caminho de construção de novas persnalidades, e estou muito feliz”, garantiu ela.
Leandro Lima contou: “O Herculano estou descobrindo ainda, mas muito feliz de voltar a trabalhar com o Luiz Henrique Rios, e mega honrado de trabalhar com o Aguinaldo Silva. Voltando ao Herculano, ele era um cara bem-suceddo, morava fora do país com a esposa, Lena, e faz tudo para deixar a amada feliz”. Porém, a ideonidade e futuro do personagem é um mistério.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Zenilda resume a trama
Andreia Horta então falou de viver a esposa traída o principal vilão: “Zenilda é uma mulher que casou muito jovem, um dos temas centrais da novela, e que é formada em Direito, mas nunca exerceu a profissão e se dedicou a ser a coluna da família com Ferreti. Mas ela começa a novela já querendo olhar para si e novo”.
“Ela tem uma melhor amiga (Arminda, vilã de Grazi Massafera) muito violenta, enquanto ela trabalha na não-violência. Ela fica no meo dos dois vilões da novela, trazendo a tônica da não vioência com quem traz muita vilência. […] é uma personagem forte, não-violenta, e que já começa sabendo que está sendo traída.
“[…] Tem uma coisa muito legal dentro desse próprio núcleo, temos vozes diferentes sobre os temas da novela (gravidez precce e abandno parental). O Ferreti tem um dicurso com a filha, Lorena, na qual Zenilda rebate e pontua que pode ou não falar, afinal, ela era mais humile e ascendeu na riqueza por casar com ele. Ela tem uma noção mais aberta da vida”, concluiu ela.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























