‘Um Lugar ao Sol’: figurino e caracterização refletem personalidade dos personagens

Por - 08/11/21 às 07:00

Alinne Moraes, Cauã eymond e Andreia HortaFoto: TV Globo/ Fábio Rocha
especial novela um lugar ao sol
TRAMA
PERSONAGENS
UM LUGAR AO SOL
FIGURINOS
especial novela um lugar ao sol (5)
CENOGRAFIA
DIREÇÃO
A AUTORA

Durante as gravações de “Um Lugar ao Sol”, ao longo da pandemia, as equipes da novela tiveram que buscar formas criativas para se adaptar às normas de segurança e dar continuidade aos trabalhos.

“Um dos nossos desafios foi conseguir entregar os figurinos propostos para cada personagem em condições que atendessem nosso protocolo de higienização, sem alterar ou ruir o estilo e a essência de cada personagem”, conta Antônio Medeiros, responsável pelo figurino da novela.

Núbia Maísa, que concebeu a caracterização ao lado de Simone Batata, complementa: “Tivemos que nos reinventar: manter distanciamento, usar álcool e máscara o tempo todo, além de macacões e aventais.” Apesar dos desafios, a jornada foi concluída com sucesso e o público poderá conferir na tela o resultado do trabalho dessas equipes.

Entres as composições feitas está a dos gêmeos Christian e Renato, ambos vividos por Cauã Reymond. “Para construção do figurino desses personagens, partimos do ponto de origem dos universos que estamos retratando. Existe uma linha social que os distancia, mas que em algum momento na trama colide”, diz o figurinista,

“Christian é o gêmeo que cresce em Goiânia. Pensamos em retratá-lo como parte desse universo, ambientá-lo como parte desse lugar, traçando recortes, influências, em um imaginário estético de composições e montagens sobrepostas de figurinos e peças desgastadas pelo tempo, levemente tingidas, em paleta de cor terrosa, com lavagens, para acentuar sua personalidade resiliente, contornando, assim, uma série de simbolismos que transmitissem a sua posição social, e retratasse a subjetividade de seu personagem. Já Renato é o irmão gêmeo adotado por uma família rica carioca, ambientada na Zona Sul do Rio. Novamente, construímos o figurino do Renato em seu ambiente. Traçamos os recortes de distanciamentos sociais dos irmãos, assim como o desdobramento entre os universos que orbitam, influenciando seus costumes. A paleta de cor do Renato flerta com os pretos e com jeans estonados”, detalha o Medeiros.

Veja +: Ex-modelo na trama, Andrea Beltrão avalia padrão de beleza

GÊMEOS GANHAM ATENÇÃO ESPECIAL

Já sobre a caracterização dos gêmeos, Núbia destaca as diferenças entre eles: “Nas cenas em que tem 18 anos, Christian usa uma peruca com divisão lateral e naturalmente penteada, com aparência de um rapaz simples. Por outro lado, para o Renato, um rapaz rico, inconsequente, que tem tudo de melhor, apesar de nunca ter trabalhado ou estudado, optamos por uma peruca com corte médio, cacheado, mais despojado, além de uma tatuagem de um corvo nas costas. A partir da passagem de tempo na trama, optamos por uma caracterização mais prática possível, pensando em viabilizar as trocas durante as gravações, já que teríamos um ‘terceiro’ personagem, desde o momento em que um assume o lugar do outro”.

Ravi (Juan Paiva), que é o melhor amigo de Christian, tem um figurino que traça um paralelo do estilo proposto para Christian, seu grande espelho. “Ravi é um rapaz simples. Definimos para ele um corte de cabelo black baixo, com o topo um pouco mais alto. Durante a história, ele também passa por uma descoloração feita de qualquer modo pela namorada Joy (Lara Tremouroux), que é uma personagem que não usa maquiagem e tem o cabelo com dreads”, adianta a caracterizadora.

Já Bárbara (Alinne Moraes) tem figurino e caracterização de uma mulher sofisticada e intuitiva. “É um guarda-roupa que evidencia elementos de um feminino forte, ousado e contemporâneo. Em Bárbara encontramos bastante a presença da assimetria, em cores marcantes. Recortes, que propõem a quebra da rigidez, e flerta levemente com a rebeldia”, comenta Antônio Medeiros. 

Noca (Marieta Severo) e Lara (Andréia Horta), outras duas figuras centrais da história, são mulheres com garra, persuasão e força. “A construção de seus figurinos evidencia e transborda suas personalidades. A Lara é muito ligada à liberdade, à leveza e tem um apego ao que é natural e artesanal. Seu figurino abraça uma variedade de modelagens, cores e tecidos, e traz em sua essência um regionalismo discreto, urbano e feminino. E a Noca é uma senhora prática e independente. Optamos por peças funcionais, confortáveis e casuais”, afirma Medeiros.

Veja também:
‘Um Lugar ao Sol’: conheça a trama principal da nova novela das 21h
‘Um Lugar ao Sol’: novela marca a estreia de Lícia Manzo no horário nobre
‘Um Lugar ao Sol’: Realismo na cenografia e na produção de arte
Confira os resumos dos primeiros capítulos de “Um Lugar ao Sol”
Após 20 anos longe, Maurício Farias reassume a direção artística em ‘Um Lugar ao Sol’
Conheça os personagens de ‘Um Lugar ao Sol’

PRATICIDADE NA CARACTERIZAÇÃO 

Em relação à caracterização, tanto Lara quanto Noca ganharam visuais que combinam com praticidade. “Lara é uma mulher bonita, simples, despojada, trabalhadora, com um corte de cabelo mais moderno e prático, a maquiagem mais leve, com um batom vermelho marcado apenas para algumas ocasiões. Noca vem como uma avó, muito pé no chão, conselheira, a frente do seu tempo com seus conselhos e atitudes firmes. Pensávamos em trazer essa personagem assumindo seus grisalhos e com pouca maquiagem. E logo veio a pandemia que nos trouxe esse cabelo platinado belíssimo da Marieta, e que foi perfeito para Noca”, ressalta Núbia Maísa.

A novela aborda ainda o universo da moda, com Rebeca (Andrea Beltrão) e Ilana (Mariana Lima), duas grandes amigas, ex-modelos. “Ambas foram personalidades badaladas no mundo da moda, independente do estilo de vida que possuem no presente, seria impossível o passado não se materializar em suas vidas atuais. São mulheres que vestiram a moda de sua época e que, de certa maneira, ainda carregam esse ruído”, pontua Antônio. “No dia a dia, Rebeca e Ilana estão o mais natural possível, com cabelos curtos, práticos, e com pouca maquiagem. Deixamos o glamour para festas, eventos, fotos e desfiles que temos durante a novela”, revela Núbia.

PERUCAS PARA RESSALTAR DISTÂNCIA SOCIAL

Núbia Maísa destaca o fato de que a trama passa por diferentes fases. “Nas cenas em que têm 18 anos, Christian usa uma peruca com divisão lateral e naturalmente penteada, com aparência de um rapaz simples”, enumera.

“Para o Renato, um rapaz rico, inconsequente, que tem tudo de melhor, optamos por uma peruca com corte médio, cacheado, mais despojado, além de uma tatuagem de um corvo nas costas”.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morte

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino