Fãs detonam Manuela Dias sobre ‘Vale Tudo’: ‘Não entendeu nada’

Por - 14/10/24 às 18:30

Manuela Dias de perfil, camisa preta, cabelo presoA autora da série, Manoela Dias - foto: Jorge Bispo/ TV Globo

Manuela Dias cedeu uma entrevista para a Folha de S. Paulo falando do remake de “Vale Tudo”, da TV Globo, que estreará ano que vem e erá escrito por ela, baseado na trama de Gilberto Braga, exibida em 1989. Todavia, a entrevista deu muito o que falar entre os internautas do X/Twitter.

Paolla Oliveira viverá papel clássico em ‘Vale Tudo’. Saiba tudo!

Sobre as falas problemáticas de Odete Roitman, a escritora afirmou: “Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. ‘Vale Tudo’ foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. A gente está saturado disso. O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente. Não só ela. Torcíamos para Heleninha beber, dançar e quebrar tudo. Hoje, sabendo que ela é uma doente, vamos torcer?”.

Diferenças geracionais

“Mesmo com nossos embates, estamos muito mais juntos do que parece. Existe um espaço que une as pessoas de direita e de esquerda, de diversos grupos identitários, e eu busco esse espaço. Claro que também quero incomodar. Mas a gente precisa saber que 68% dos brasileiros entendem que família não é pai, mãe e filho, mas um núcleo unido por amor, ou seja, relações homoafetivas também. O Brasil é um país antiarmamentista, mesmo com a alta da direita. As mulheres entendem que vão acabar mortas em casa. Me interesso por um Brasil mais unido e busco isso”, afirmou ela, em uma.

“Não é questão de poder. Gilberto Braga, com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças”, completou sobre a personagem em seguida.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Própria visão

Ainda, Manuela Dias reforçou que fazer uma crítica para ela é um ponto discutível: “Eu amo o Brasil. É claro que tenho críticas ao Brasil, mas não sou Odete, então minhas críticas são construtivas. O autor também fala através de seus personagens, e sinto que falar que o Brasil é uma porcaria não traz nada hoje em dia”.

“Como jornalista que também sou, me dá medo dizer que ‘Vale Tudo’ vai ser construtivo. Não vai. Agora, perto da novela original, será. Apontar defeitos do Brasil era uma subversão. Não é mais. Não é sobre o que é construtivo ou depreciativo. É sobre o que é subversivo. Com essa postura hipercrítica, Gilberto estava mostrando a cara do Brasil naquele momento. Mas a cara do Brasil mudou, então ela não faz mais sentido”.

Ela tamém declarou: “Não acho que o pilar de ‘Vale Tudo’ seja a sociedade. O pilar é uma aposta entre mãe e filha. Não criei ou matei personagens, mas acho que, sim, será mais diferente do que temos visto. Vão ter falas e bordões, como ‘eu não transo violência’, ‘bota um mambo, DJ’, mas são pontuais. Não vai dar para pôr uma cena lado a lado e exibir junto pela semelhança”.

Vale Tudo: De Odete até Maria de Fátima, veja supostos confirmados

Fãs detonam Manuela Dias pelas declarações em ‘Vale Tudo’

A repercurssão da entrevista de Manuela Dias nas redes sociais fizeram a autora ser detonada pelos fãs, principlmente no X/Twitter, com muitos declarando que ela não entendeu a obra e que também está esvazindo pontos centrais da trama, e que perderam a confiança na qualidade do remake.

“Imagina achar que essa fala de ‘Vale Tudo’ não existe mais na sociedade brasileira, especialmente com a ascensão da extrema direita. Manuela Dias, quero você presa! Melhor é rever a original mesmo”, “Essa aqui é outra cena de ‘Vale Tudo’ de 1989 que poderia ser 2024, 2025 e certamente 2026! Como é que Odete não é a mesmíssima de 30 anos atrás? Manuela Dias por favor saia de casa pra entender o Brasil da extrema direita”, “A Odete é uma personagem emblemática q representa a elite brasileira nojenta e ignorante. Ela tinha a possibilidade de fazer uma bolsonarista escrotaça. A realidade deu d presente os exemplos perfeitos pra ela se inspirar! Mas não, ela acha que Vale Tudo não é sobre a sociedade”, afirmaram alguns novleiros.

Mais críticas

“Sim mona, a Odete não pode ser má, preconceituosa, elitista e reacionária só porque VOCÊ não é,
é assim mesmo que funciona um roteiro de novela”, “Ela acha que Odete não pode ser uma vilã preconceituosa, elitista e falar mal do Brasil porque Manuela Dias não é assim. Ela quer transformar Vale Tudo numa auto biografia? Não é sobre você mona. Que autores são esses?”, disserm outros internautas.

Nanda Costa é o sonho de Manoela Dias no remake de ‘Vale Tudo’. Saiba!

“Odete tinha um discurso conversador, hipócrita e preconceituoso que tá mais vivo que nunca e negar isso, é um erro! O contraponto da personagem é a Raquel. Foi através dela que o Gilberto passou uma mensagem de esperança de um Brasil melhor. A Manu Dias não entendeu nada de ‘Vale Tudo'”, “Manuela Dias claramente não entendeu o texto de Vale Tudo e muito menos gosta de novela. O pedantismo dela é tão grande, que ela acredita que vai entregar uma obra melhor que a original. Tudo isso ficou bem claro na entrevista”, outros fãs detonaram Manuela Dias.

https://twitter.com/LayllaZeferino/status/1845833877740208328

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.