Vale Tudo: Freitas vira o jogo e terá final surpreendente!
Por Flavia Cirino - 10/09/2025 - 12:59

O público de “Vale Tudo” verá no próximo sábado, 13 de setembro, uma virada que promete mexer com os rumos da trama. Isso porque o sempre submisso Freitas (Luis Lobianco), encontrará coragem para trair o chefe Marco Aurélio (Alexandre Nero).
Luis Lobianco fica cara a cara com Madonna
Acostumado a viver sob humilhações, o personagem decide reagir em um momento decisivo. O ator revela que a cena reflete situações reais vividas por muitas pessoas no ambiente de trabalho, o que aumenta o impacto emocional.
De acordo com Lobianco, a mudança no comportamento de Freitas nasce do acúmulo de ofensas e da falta de reconhecimento. Além disso, o personagem enfrenta dificuldades financeiras.
“Ele já está muito incomodado com a rotina de humilhação. Além disso, falta um pouco de dinheiro para comprar a casa da mãe. Nada perto do valor que é movimentado e desviado na frente dele. Freitas tenta com o chefe esse valor, mas é ainda mais humilhado”, contou ele ao jornal O Globo.
Diante da recusa, o personagem encontra apoio entre colegas da TCA, que o incentivam a revelar os segredos de Marco Aurélio. A chantagem emocional se transforma em coragem, e, em um ato arriscado, Freitas revela tudo para Odete (Debora Bloch).
Assim, consegue o dinheiro, mas passa a temer represálias. “Marco Aurélio começa a ligar os pontos e afirma que ele pagará caro se traí-lo. Freitas fica apavorado, porque continua precisando do emprego”, detalhou o ator.
Romance inesperado e novas camadas
Enquanto lida com a traição ao chefe, Freitas ganha um novo rumo pessoal. O personagem se aproxima de Eugênio (Luis Salém) em encontros casuais.
“Eles se conhecem num karaokê e passam a se encontrar. Falam dos patrões, do não reconhecimento, da vontade de uma vida melhor”, disse Lobianco.
Luis Lobianco se casa após dez anos de namoro
De acordo com ele, o que começa como amizade pode se transformar em romance. O ator, no entanto, prefere que essa relação tenha relevância na trama.
“Se for para virar uma relação amorosa, que ela tenha algum efeito. Não queria só que terminassem juntos, mas que isso tivesse relevância na história, que fizesse sentido.”
Para o ator, essa evolução mostra que o personagem ganhou densidade. Criado inicialmente como coadjuvante, Freitas agora aparece em momentos cruciais, sempre equilibrando drama e humor.
“Achei muito legal gravar essas cenas porque foi uma construção de meses da relação dos personagens, criando expectativa no público. Ouço muito as pessoas dizendo: ‘Quando esse cara vai reagir? Passo pela mesma coisa’.”
Remake ousado e críticas intensas
O ator também analisou o impacto do remake. Ele tinha seis anos quando a versão original foi exibida em 1988 e reconhece que a adaptação atual de Manuela Dias arrisca ao dialogar com o presente.
Já viu Luis Lobianco em ‘Chico Bento’?
“Eu gosto da ousadia e da coragem da Manuela. As coisas mudaram muito. Estamos na era da Inteligência Artificial. Fazer novela, uma obra viva e aberta, é arriscado. Mas estou sentindo uma comoção. Já fiz trabalhos muito populares, mas algo igual a ‘Vale Tudo’ nunca vi”, destacou.
Ele reconhece que algumas tramas poderiam ter sido mais exploradas, como a de Laís (Lorena Lima) e Cecília (Maeve Jinkings).
‘Nunca vislumbrei a fama’, afirma Luis Lobianco
“Eu tinha uma expectativa de que elas teriam uma história mais desenvolvida. São as personagens LGBT da trama. Na primeira versão, uma delas morre. Realmente imaginei que entrariam mais na trama, mas isso não aconteceu.” Ainda assim, ele acredita que o grande acerto foi o elenco, que encontrou o tom certo sem tentar imitar a versão clássica.
Nas redes sociais, críticas positivas e negativas se acumulam, e o ator acompanha de perto. “Eu leio. Querendo ou não, isso chega até a gente. Consigo filtrar bem o que é uma crítica ressentida e o que é uma paixão. A crítica apaixonada, de quem vê novela como futebol, acho interessante. Sinal de que o que fazemos mexe com as pessoas.”
Afinal, o que acontecerá com Freitas?
Quanto ao destino de Freitas, Luis Lobianco torce para que venha acompanhado de uma reviravolta forte. “Se acontecer dele virar assassino da Odete, gostaria que pagasse pelo crime. Caso não, desejo que, no final, possa aproveitar um pouco a vida. Ir para o interior, abrir um karaokê… Vai ganhar menos dinheiro, mas pode descobrir que, antes do trabalho, existe uma pessoa que merece ser feliz.”
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O ator finaliza afirmando estar satisfeito com o personagem. “Acho que ele cresceu, ganhou mais camadas e complexidade. Me concentrei muito para fazer este papel. Não queria desperdiçar uma vírgula. Ele não é protagonista, mas está do lado do protagonista. Sinto que foi 100% de aproveitamento.”
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino
























