Vários atores de ‘Terra Nostra’ já morreram. Relembre!
Por Flavia Cirino - 01/09/2025 - 12:32

Exibida originalmente entre 1999 e 2000, “Terra Nostra” retorna à tela da Globo nesta segunda-feira, 1º de setembro, dentro da faixa “Edição Especial”. A reprise resgata não apenas uma das histórias mais emblemáticas da teledramaturgia, mas também a memória de artistas que já não estão entre nós.
Raul Cortez, por exemplo. Ele foi um dos grandes destaques da trama. Ele viveu Francesco, o italiano apaixonado por Paola, papel de Maria Fernanda Cândido. O ator morreu em 18 de julho de 2006, aos 73 anos, vítima de câncer no pâncreas. Outro nome querido, Lolita Rodrigues interpretou Dolores, a espanhola dona de uma pensão. A atriz faleceu em 5 de novembro de 2023, aos 94 anos, em decorrência de pneumonia.
O público também se emocionou com Elias Gleizer que vivia o Padre Olavo. O veterano morreu em 16 de maio de 2015, aos 81 anos, após complicações de bronco-pneumonia. Já Mário César Camargo, que deu vida a Anacleto, pai de Paola, faleceu em 10 de outubro de 2022, aos 75 anos, vítima de um mal súbito.
Perdas na pandemia e outras
Outro ator muito lembrado é Gésio Amadeu, intérprete de Damião, trabalhador da fazenda de Gumercindo (Antonio Fagundes). Ele morreu em 5 de agosto de 2020, aos 73 anos, após complicações da Covid-19.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Gianfrancesco Guarnieri também marcou presença no início da trama como Giulio, pai de Giuliana (Ana Paula Arósio). O artista, contudo, morreu em 22 de julho de 2006, aos 71 anos, por insuficiência renal.
A lista de perdas inclui ainda nomes de participações especiais. Entre eles estão Antônio Abujamra, Chico Anysio, Ilva Niño, Mara Manzan e Sérgio Viotti. Todos contribuíram para que Terra Nostra permanecesse no imaginário dos brasileiros como uma obra clássica da televisão.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























