Volta por Cima: Subúrbio é o protagonista e promete retratar a realidade brasileira

Por - 23/09/24 às 09:33

Volta Por Cima - Cenografia de subúrbioA novela 'Volta Por Cima' estreia dia 30 de setembro - Foto: Globo/ Fábio Rocha

Com estreia definida para o próximo dia 30 de setembro, a novela “Volta por Cima” promete uma abordagem diferente. Isso por colocar o subúrbio carioca como protagonista.

Revelada no ‘passinho’, Lellê está no elenco de ‘Vota Por Cima’

Mais do que cenário, o subúrbio simboliza sobretudo a luta diária de milhares de brasileiros, trazendo à tela a perseverança de quem não desanima e sempre busca seu lugar ao sol.

De acordo com Claudia Souto, autora da novela, o subúrbio carioca reflete a realidade de várias periferias espalhadas pelo Brasil. “A opção pelo subúrbio carioca é porque ele dialoga com as periferias de todo o Brasil. É uma história que poderia acontecer com qualquer um de nós”, comentou Claudia, ressaltando antes de mais nada a identificação que o público terá com os personagens.

Vila Cambucá: bairro fictício muito real em ‘Volta Por Cima’

Para dar vida à trama, o cenógrafo Keller Veiga construiu a Vila Cambucá, bairro fictício onde os protagonistas Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira) moram. A cidade cenográfica, localizada nos Estúdios Globo, teve inspiração em bairros reais do Rio de Janeiro, como Madureira, Cascadura e Marechal Hermes.

“A cidade cenográfica tem ambientes com os quais o público vai se identificar. É uma cidade solar, com casinhas coloridas, alegre, arborizada”, disse Keller. A criação abrangeu cerca de 10 mil m² e inclui três ambientes distintos: uma rua principal de comércio, uma rua residencial e o pátio dos ônibus da Viação Formosa.

Cenografia detalhada e ambientes variados

Além do subúrbio, “Volta por Cima” apresentará outros cenários que contrastam com a simplicidade da Vila Cambucá. A mansão dos falidos Góis de Macedo e a casa da família Bacelar prometem mostrar o lado mais luxuoso da trama.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!           

No total, cerca de 350 m² de cenários são montados e desmontados diariamente nos estúdios, de acordo com Keller Veiga. Vale ressaltar que “Volta por Cima” traz um retrato da realidade brasileira, com histórias que poderiam acontecer em qualquer parte do país.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino