Drica Moraes comemora diversidade em ‘Volta Por Cima’: ‘Brancos são coadjuvantes’
Por Flavia Cirino - 30/09/24 às 07:00 - Última Atualização: 27 setembro 2024
Aos 55 anos, Drica Moraes volta às novelas com entusiasmo, celebrando a diversidade de “Volta Por Cima”, nova trama de Claudia Souto. A produção, que estreia na Globo nesta segunda-feira, 30 de setembro, traz um elenco predominantemente negro, algo que Drica considera um avanço importante.
Lellê retorna à TV em ‘Volta por Cima’ com personagem cheia de atitude
A artista, mãe de um menino negro, ressaltou antes de mais nada o impacto da representatividade na trama. “A novela fala de um Brasil estendido. 80% do elenco é negro, 20% asiático, os brancos são coadjuvantes e eu estou feliz à beça de ser coadjuvante, acho um golaço da novela. Eu, sendo mãe de um menino negro, fico muito feliz”, disse Drica, empolgada com o papel e sobretudo om a mensagem inclusiva da produção.
Após viver a vilã Núbia em “Travessia”, ela comentou sobre sua volta ao gênero da comédia, agora interpretando Joyce, uma personagem falida, mas cheia de vida.
“Sou divertida e alegre como Joyce. Ela tem um amor do passado que é o Osmar (Milhem Cortaz) e vai lutar por ele. Esperem um embate entre Joyce e Violeta (Isabel Teixeira)”, adiantou, primeiramente.
Retorno à comédia e a importância do humor
Para Drica Moraes, voltar à comédia é como uma libertação, especialmente no atual contexto global.
“Uma libertação! Eu adoro a comédia! Eu acho que a gente está vivendo um mundo muito duro, muito difícil, a questão climática já foi, é um fato. A gente está lutando contra forças muito poderosas. Essa política é muito falida, a gente sente na alma”, destacou.
Em seguida, a artista prosseguiu: “Estamos abrindo espaço no nosso cotidiano para a alegria, para o riso, para o prazer e para o orgulho. É quase uma obrigação para mim, como pessoa, como indivíduo”, afirmou a atriz, que considera o humor uma ferramenta essencial para enfrentar os tempos difíceis.
A mensagem de ‘Volta Por Cima’
Além de sua personagem, Joyce, que promete cativar o público com seu bordão “Pobre sabe se divertir”, Drica destacou a mensagem da novela.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Para ela, o bordão reflete uma sabedoria presente nas classes menos favorecidas: “É uma frase muito boa! Ela vai para o forró com o Sebastian e ela fala que o pobre sabe se divertir. Mas ela fala sem nenhum preconceito, ela fala no sentido humano, da percepção das pessoas que têm menos, como elas sabem mais, e sabem mais tudo, literalmente tudo”, explicou Drica Moraes.
A atriz concluiu dizendo que a novela busca refletir sobre as diferenças entre as classes sociais, e como essas diferenças podem gerar formas distintas de ver a vida.
“Os ricos são pessoas engessadas nos seus problemas, em suas carências, em suas distrações, e vão ficando cada vez mais bitolados. E a gente pode estar nas mãos dessas pessoas, vivendo num país tão grande como o Brasil. Então acho que é bonito essa relação de classe social que a Claudia Souto coloca”, finalizou.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino