Larissa Manoela: Por que a artista não tem formação acadêmica?

Por - 26/08/23 às 08:30

Larissa Manoela em várias fases da vidaLarissa Manoela trabalha desde os 4 anos de idade e parou os estudos no Ensino Médio, em 2017 - Foto: Reprodução

Larissa Manoela em 22 anos e trabalha há exatos 18, quando foi descoberta por uma agência de modelos em um supermercado e começou suas primeiras campanhas.

À época, a mãe, a pedagoga Silvana Tasques, casada desde 1995 com Gilberto, decidiu deixar o Paraná, onde viviam, e se mudaram para São Paulo por causa da carreira da menina.

Descendente de italianos, Silvana deixou a pedagogia para cuidar da carreira da única filha dos dois. Até 2010, o pai de Larissa trabalhava no ramo comercial, mas decidiu largar a profissão e seguir como um dos empresários na Dalari Produções e Eventos.

Como podemos entender, até aqui, Silvana e Gilberto tinham profissões definidas e optaram por abrir mão para cuidar da carreira de Larissa Manoela. A filha, por sua vez, é atriz. E só? Qual a formação de Larissa Manoela?

Larissa Manoela no Colégio Adventista
Larissa cursou o início do Ensino Fundamental no Paraná – Reprodução/ Instagram @larissamanoela

Ensino Médio check

Ao longo de duas semanas, a reportagem de OFuxico revisou e revisou todos os meios possíveis para entender o “conteúdo” de Larissa Manoela para além das redes sociais e do inegável talento que já pudemos comprovar na TV, no teatro e no cinema.

Contudo comprovadamente, só chegamos a uma conclusão: Larissa Manoela tem apenas o Ensino Médio, concluído quando a atriz estava com 16 anos.

O ensino Fundamental, ainda no Paraná, foi cursado no Colégio Adventista de Guarapuava, onde estudou as primeiras séries. Depois, já em São Paulo, ainda criança ela estrelou uma propaganda de TV para o Colégio Adventista da Granja Viana.

No dia 12 de dezembro de 2017, a formatura foi comemoradíssima. Larissa, já emancipada em função do trabalho e das responsabilidades que carregava, como atriz e cantora, fez um discurso durante a cerimônia e ganhou até um anel de brilhantes de presente dos pais.

“Pais, avós, professores, monitores, coordenação, direção, e principalmente a eles, motivo dessa grande festa: a todos os nossos queridos amigos. Novas missões e desafios estão por vir. Como dizia Fernando Pessoa: ‘É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos'”, disse Larissa.

Logo em seguida, ela apareceu na companhia dos amigos cantando a música “Trem-Bala”, de Ana Vilela, e ainda mostrou o anel que ganhou de presente dos pais.

Desejo de fazer faculdade

Depois da colação de grau no Ensino Médio, Larissa Manoela até quis retornar aos bancos escolares, mas não conseguiu. A artista chegou a revelar qual curso gostaria de fazer na faculdade.

“Quero muito fazer cinema na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e quero fazer especialização em direção, porque quero muito atuar e dirigir. Estou preparada para terminar o colégio e começar uma nova fase”, contou ema ao canal do Youtube de Maria Cavalcante, filha de Tom Cavalcante.

Cursos, somente de idiomas

Em julho de 2020 durante a pandemia, Larissa Manoela aproveitou o período de isolamento social para melhorar algumas de suas habilidades, desde exercícios físicos até os estudos.

A ocasião, ela intensificou os conhecimentos em inglês e espanhol, de maneira remota: “Piscadinha para quem está evoluindo nos idiomas”, escreveu ela ao legendar uma publicação. “Durante este período de confinamento, eu estou conseguindo dar um gás no inglês e no espanhol! E eu tenho amado tanto, sério. Dica aí pra quem tá afim de aprimorar o idioma na quarentena”, completou.

Larissa Manoela estudando, com livros e laptop
Larissa Manoela fez aulas remotas de idiomas – Foto: Reprodução/ Instagram @laissamanoela

O que houve entre Larissa Manoela e os pais?

Logo que completou 18 anos, Larissa Manoela resolveu ficar atenta às finanças. A atriz, que trabalha desde os 4 anos, descobriu incoerências acerca da composição societária das firmas e de certas cláusulas. Ela, então, começou a questionar os pais, seus tutores legais e sócios, até então.

  • A atriz sugeriu mudanças nos contratos das três empresas, nas quais era quem menos lucrava;
  • Os pais diziam que cada um dos três tinha partes iguais na empresa: 33,33%;
  • Mas Larissa descobriu que à ela cabiam apenas 2% de participação;
  • À frente de tudo desde o início da carreia da filha, Gilberto e Silvana não gostaram;
  • Larissa notificou seus genitores, judicialmente, e decidiu tomar as rédeas da própria carreira;
  • A atriz resolveu abrir mão e deixar para os pais R$ 18 milhões de seu patrimônio:
  • Ela quer apenas eu eles assinem distratos das duas empresas
  • Segundo a artista, isso anda não foi feito, motivo pelo qual seus pais foram notificados extrajudicialmente.

Sempre muito ocupada

Larissa começou a atuar em 2006, na série “Mothern”, do canal GNT e, no mesmo ano, foi selecionada para estrelar Gretl, na peça teatral “A Noviça Rebelde”.

Em 2010, ela esteve na série “Dalva e Herivelto”, na Globo, interpretando a cantora quando criança. No mesmo ano, a menina dublou a personagem Narizinho no infantil “Sítio do Picapau Amarelo”.

Larissa Manoela ganhou destaque na mídia aos 11 anos, com a personagem Maria Joaquina, na novela “Carrossel”, do SBT. Na mesma emissora, a artista deu vida as gêmeas Isabela e Manuela em “Cúmplices de um Resgate”.

Ao chegar à Globo, seguiu interpretando duas irmãs, Elisa e Isadora em “Além da Ilusão” (2022).

Antes disso, ela também já havia contracenado com Selton Mello em “O Palhaço”, filme que disputou a indicação de melhor filme estrangeiro ao Oscar em 2013, mas ficou de fora dos finalistas.

Vale destacar que, para todo artista infantil, há uma premissa de que é obrigatório estudar. Naturalmente, seguir nos ensinos acadêmicos ou optar por se especializar na dramaturgia, em cursos livres, são caminhos comuns.

Importante ressaltar que não se trata de juízo de valor as por que será que os pais de Larissa Manoela não priorizaram a educação a formação acadêmica?

Sandy, um das cantoras mais famosas do país, que teve a carreira gerida pelos pais por anos, sem nenhum escândalo, se formou em Letras. Em meio aos holofotes, ela entrou na faculdade no final da sua adolescência cursar uma faculdade e se formou aos 26 anos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC -Campinas).

Lexa também começou a carreira cedo, sob a batuta da mãe, e se formou em Marketing. Xuxa chegou a cursar três meses de Biologia. Trancou. Mas hoje aos 60 anos, já avisou que pretende voltar.  

Desculpas? Não tem, a menos que a pessoa não queira, o que é respeitável, claro. Mas não acreditamos que seja o caso de Larisssa Manoela… Ainda há tempo, Lari!

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino