Leona e Sofia: A força do afeto e da resistência em ‘Dona de Mim’

Por - 28/10/2025 - 09:22

Leona (Clara Moneke) e Sofia (Elis Cabral) em 'Dona de MimLeona (Clara Moneke) e Sofia (Elis Cabral): Explosão de afeto em 'Dona de Mim"

Não é de hoje que Rosane Svartman já disse a que veio. E tem dito cada vez mais em voz alta! Com a preciosa colaboração de um time de roteiristas formado por Juan Jullian, Renata Sofia, Jaqueline Vargas, Michel Carvalho, Mário Viana, Carolina Santos bem como Pedro Alvarenga, ela acerta cada vez mais. O capítulo de “Dona de Mim” exibido na noite de segunda-feira, 27 de outubro, reflete isso.

As excelentes sequências entre Leona (Clara Moneke) e Sofia (Elis Cabral) reservaram momentos não apenas de emoção, mas principalmente de reflexão.

Rosa e Sofia desaparecem

Primeiramente, no quarto de casa, Sofia, ciente de que naquele dia seu destino seria traçado em virtude da audiência de sua guarda, questiona: Leoa significa mãe? Não precisa ser uma genitora de fato para entender e sentir a força dessas palavras e desse questionamento, vindo de uma criança que se sente amada na totalidade. A linguagem subliminar dessa cena merece aplausos. A linguagem corporal, mais ainda.

Muito além da maternidade

E quando a gente pensa que a carga de emoção acabou, as duas voltam a dominar a tela no desfile da grife “Leoa”.

Em seu discurso inicial, Leona diz: “Isso que vocês vão ver é muito mais do que um desfile. É a materialização de que até os seus sonhos mais adormecidos, aquele sonho que você acha que nunca vai ter fôlego pra alcançar novamente, até esses sonhos têm força pra renascer dentro da gente”.

Sol prepara surpresa para Leona em ‘Dona de Mim’

Vestidas com looks iguais, de jeans e detalhe sem retalhos coloridos, Leo e Sofia, de mãos dadas, se olham com ternura. E Leona diz:

“A Leoa é sobe ver valor onde todos esses retalhos descartados podem se transformar quando estão juntos. Do quer mulheres são capazes de construir quando estão juntas”.

Esses momentos não foram apenas emocionantes; foram também pedagógicos. Eles ensinaram que a maternidade vai além da biologia, que o amor não tem fronteiras e que a verdadeira família se constrói com base no afeto e no respeito. Na ficção, Leona e Sofia mostraram que, mesmo diante das adversidades, é possível encontrar força na união e no amor incondicional. Exatamente como na realidade.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

São momentos como esse que por vezes nos fazem querer que a vida, sim, imite a arte! Tomara que não apenas a criança da ficção, mas qualquer outra que estivesse na sala assistindo, tenha interiorizado ao menos 10% dessa potência! Na dúvida, para o capítulo desta noite, tragam as crianças para a sala!

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino