Dez curiosidades sobre o prêmio Oscar
Por Redação - 04/03/18 às 18:00
A entrega 90 dos prêmios Oscar acontece neste domingo (4), em Los Angeles. A premiação é considerada a mais importante da indústria mundial do cinema.
A seguir, algumas curiosidades sobre o prêmio mais cobiçado de Hollywood.
1. Embora conhecemos como Prêmio Oscar, o nome real da premiação é Academy Award of Merit (Prêmio de Mérito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – Ampas).
2. O custo da elaboração de cada estatueta dourada é de aproximadamente US$ 400 (R$ 1300).
3. A Academia conta com 6.000 membros, que são quem votam pelas produções que saem indicadas a um prêmio.
4. O Oscar foi transmitido ao vivo e à cores pela primeira vez em 1966.
5. Segundo a Women’s Media Center, este ano 77% dos indicados ao Oscar são homens.
6. Até agora foram confeccionadas 3.000 estatuetas do Oscar, desde sua primeira entrega.
7. Uma das primeiras manifestações nos Oscar aconteceu em 1974, quando o fotógrafo e jornalista Robert Opel invadiu o palco completamente nu para protestar sobre os direitos dos homossexuais.
8. Woody Allen já recebeu 24 nominações ao Oscar, a maioria como escritor, mas nunca compareceu à cerimônia.
9. Meryl Streep já foi nominada 20 vezes ao Oscar, sendo a atriz com mais indicações na história dos prêmios, e já levou três estatuetas.
10. Até o momento o Oscar não foi aceito em três ocasiões:
Em 1935, Dudley Nichols não quis receber a estatueta pelo roteiro de O delator, porque o sindicato de roteiristas estava em greve naquele momento.
Marlon Brando também se recusou a receber o prêmio por seu papel em O Poderoso Chefão, como reivindicação diante da discriminação do governo e de Hollywood aos indígenas nativos americanos
George C. Scott rechaçou o Oscar de melhor ator em 1971 por sua atuação em Patton, por considerar o prêmio degradante.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.