Oscar 2025: Emília Perez ganha ‘só’ 2 prêmios dos 13 em que concorria
Por Raphael Araujo - 03/03/25 às 08:22

O Oscar 2025 entrou para a história do Brasil, afinal, nossa primeira estátueta foi entregue em Melhor Filme Internacional para “Ainda Estou Aqui”. Porém, muitos desligaram a TV agridoces pela derrota de Fernanda Torres para Mikey Madinson de “Anora”, que também ganhou em Melhor Filme.
Entretanto, quem realmente sai derrotado da premiação é “Emilia Pérez”. Com 13 indciações no Oscar, o longa ganhou apenas duas (Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original). Uma delas está entre as principais, mas Zoe Saldña ganhou qua tdas as premiações em que esteve, e era uma das vitórias tidas como óbvias na noite.
Oscar 2025: Veja a lista completa de vencedores!
Em efeito de comparação, “Anra” ganhou 5 das 6 indicações que recebeu, completando o grupo Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Montagem. Foi com folga ampla o maior vitorioso a noite, pois a maioria dos filmes recebeu de duas a três indiações, inclusive favoritos como “Wicked” e “O Brutalista”, que receberam ambos ez indicações.
Polêmicas desgastaram Emilia Pérez?
Aliás, “Emilia Pérez” foi por muito tempo cotado como favorito de Melhor Filme Internaconal. Porém, a campanha de “Ainda Estou Aqui” foi muito grande e o fez roubar esse posto antes da vitória concreta. Acredta-se também que as polêmica do longa francês contribuíram para seu desgaste.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Emilia Pérez” é dirigido por um frânces com uma hsitória que se passa no México, na qual cineasta disse que nã precisava pesquisar sobre a cultura local. O elenco também nã cnta cm atores mexicanos, e a escaladora afirmou que nenhum artista mexicano avaliado era “bom sufiiente para o papel”.
Se fecha também nas polêmicas envvlendo o tuítes de Karla Sofía Gascón, na qual ela detonava diversos grupos, pessoas e instituições (inclusive a própria academia do Oscar), que acabaram viralizando cerca de uma semana antes das votações para definir os vencedores do Oscar se iniciarem.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.