Oscar: Responsável por trocar envelopes estava distraído nas redes sociais
Por Redação - 28/02/17 às 16:00
Foi descoberto o responsável pela troca dos envelopes, que causou a gafe munial da noite de domingo (26), quando aconteceu a entrega do Oscar. De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa de auditoria responsável pelos envelopes com a divulgação dos vencedores do Oscar, PriceWaterhouseCoopers, afirmou que Brian Cullinan, um dos sócios da empresa, cometeu um erro terrível enquanto se distraía postando fotos no Twitter, as quais apagou logo depois dessa confusão.
Brian e Martha Ruiz – também representante da auditoria – tinham uma mala cada um, com os cartões dos vencedores. Eles ficaram em lados opostos do palco, entregando os envelopes referentes à cada categoria.
Martha entregou o envelope que revelava o prêmio de Melhor Atriz – recebido por Emma Stone, por sua atuação em La La Land – ao apresentador daquele momento, Leonardo Di Caprio.
Na vez de Brian levar o cartão que revelaria o melhor filme, distraído com a web, ele entregou o mesmo envelope para Faye Dunnaway e Warren Beauty.
Ainda de acordo com a publicação, Brian chegou a postar uma foto tirada de Emma Stone saindo do palco, entre outras de bastidores, quando na verdade teria de estar concentrado na premiação.
Na segunda-feira (28), a PriceWaterhouseCoopers emitiu um comunicado com um pedido de desculpas pela troca e pela demora na correção do erro que, aliás, aconteceu fora do protocolo da premiação.
"A PWC assume inteira responsabilidade sobre a série de erros e desvios de protocolo que aconteceram na noite do Oscar. O parceiro da PWC Brian Cullinan erroneamente entregou o envelope reserva de melhor atriz em vez do envelope de melhor filme para os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway. Assim que o erro ocorreu, protocolos de correção não foram seguidos com velocidade suficiente por Cullinan e sua colega.
Pedimos profundas desculpas pela decepção sofrida pelo elenco e equipe de 'La la land' e 'Moonlight'. Nós sinceramente pedimos desculpas a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, ABC e a Academia, nenhum deles é culpado pelos erros da noite. Nós gostaríamos de demonstrar nossa profunda gratidão a cada um deles pela generosidade que demonstraram durante um momento tão difícil.
Nos últimos 83 anos a Academia confiou à PWC a integridade do processo de premiação durante a cerimônia, e na noite passada nós falhamos com a Academia", diz a empresa de auditoria.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, também usou o Twitter para uma nota de esclarecimento:
"Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar de ontem à noite. Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de 'La La Land' e 'Moonlight', cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas.
Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC [empresa de auditoria] o tratamento do processo crítico de tabulação, incluindo a entrega precisa dos resultados. A PwC assumiu total responsabilidade pelas violações dos protocolos estabelecidos que ocorreram durante a cerimônia. Passamos a noite passada e hoje investigamos as circunstâncias e determinaremos quais ações são apropriadas para o futuro. Estamos firmemente empenhados em defender a integridade do Oscar e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas".
— PwC LLP (@PwC_LLP) 28 de fevereiro de 2017
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.