Relembre 10 momentos marcantes da história do Oscar
Por Redação - 20/02/19 às 08:05
No próximo domingo (24) acontece a 91ª edição do Oscar e nós trazemos até você dez momentos inesquecíveis que aconteceram na cerimônia mais importante do cinema mundial, seja pela sua importância política, cultural ou porque foi tão inusitado que dificilmente esqueceremos.
Confira a seguir!
Homenagem especial a Charles Chaplin
Charles Chaplin pode ser considerado um dos primeiros astros de Hollywood. Criador do personagem Carlitos, o ator ajudou a popularizar a sétima arte pelo mundo, realizando trabalhos admiráveis e contribuindo pela valorização do cinema desde a época do filme mudo.
Por esses motivos, em 1972 o ator recebeu um Oscar Honorário, em respeito à sua contribuição para a história do cinema, após voltar de seu exílio na Europa, fruto da acusação do governo norte americano de Charles Chaplin ser comunista.
Marlon Brando recusa prêmio de melhor ator
Em 1973, o ator Marlon Brando foi o vencedor do prêmio de melhor ator pela sua atuação em O Poderoso Chefão, mas se recusou a comparecer à cerimônia e não foi receber o prêmio. O motivo foi um protesto a favor da inclusão de índios americanos nos papeis de destaque no cinema e na televisão.
Em seu lugar, o ator enviou a índia ativista Sacheen Littlefeather, que leria um texto escrito por Brando, mas foi impedida de falar mais do que 45 segundos pela organização do evento. Ela assim o fez e ao descer do palco se dirigiu aos bastidores para entregar o conteúdo da carta à imprensa.
Pelado invade palco do Oscar
Na edição de 1974, enquanto o ator David Niven anunciava a entrada de Elizabeth Taylor, um homem entra de surpresa no palco, completamente nu, e faz um sinal de paz e amor antes de sair de cena. Completamente sem graça, David brinca com a situação, dizendo que a única vez aquele homem fez um público foi quando mostrou suas “miudezas” na televisão.
Em 2011, Robert Oppel, sobrinho do invasor peladão, Robert Opel produziu o documentário Uncle Bob, sobre a vida do tio.
Discurso de Halle Berry
A atriz Halle Berry foi a primeira atriz negra a ganhar o Oscar na categoria de melhor atriz, em 2002, pela sua atuação em A Última Ceia. Extremamente emocionada pela vitória e pelo fato inédito, a atriz chorou muito antes de iniciar seu discurso.
“Esse momento é muito maior do que eu”, disse Halle, e em seguida dedicou o prêmio às seis atrizes negras anteriores que concorreram ao Oscar como melhor atriz, falando que se sentia honrada em protagonizar esse momento tão importante para a cultura negra, principalmente no cinema hollywoodiano.
Halle foi ovacionada e levou a plateia às lágrimas.
Oscar póstumo de Heath Ledger
Heath Ledger era um ator em ascensão em Hollywood. Após o sucesso em O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu a única indicação em vida ao prêmio, o ator alcançava seu auge interpretando o Coringa em O Cavaleiro das Trevas.
Porém, o ator morreu logo após o término das gravações, vítima de uma overdose acidental de medicamentos, antes mesmo da indicação ao prêmio de melhor ator coadjuvante pelo ótimo trabalho em O Cavaleiro das Trevas.
O ator levou a estatueta dourada e sua família foi recebe-la, fazendo um discurso emocionante após a entrega.
Ben Stiller versão Avatar
Na cerimônia de 2010, o filme dirigido por James Cameron era a sensação do momento e favorito em quase todas as categorias que foi indicado. Além de três estatuetas, Avatar ganhou também a homenagem de Ben Stiller.
Quando foi apresentar a categoria de melhor maquiagem, o comediante apareceu fantasiado como um Na’vi, com direito a pele azul, rabo e lentes especiais.
Quedas da Jennifer Lawrence
A hora de atravessar o Tapete Vermelho é de extrema importância para um ator, nada pode dar errado. Se ele vencer, então, tudo tem que sair de forma impecável, pois é um momento que não só ele como o mundo inteiro irá ver e lembrar. Mas para a atriz Jennifer Lawrence as coisas não saíram bem como o planejado…
Na edição de 2013 do Oscar, Jennifer recebeu o prêmio de melhor atriz por O Lado Bom da Vida e caiu ao subir a escada quando iria buscar sua estatueta. Mas a loira levantou no maior bom humor e, rindo, brincou com o fato.
Um ano depois, o feito quase se repetiu no Tapete Vermelho, quando a atriz tropeçou e quase foi ao chão, fato evitado pelas pessoas que estavam ao seu lado e a ampararam.
Selfie de Ellen DeGeneres
Jennifer Lawrence não ficou marcada na edição de 2014 apenas pelo seu tropeço. A atriz também foi uma das várias celebridades que participaram da famosa selfie tirada pela apresentadora Ellen DeGeneres, no meio da cerimônia, e que por muito tempo foi a foto mais retuitada da história.
Além de Jennifer, Brad Pitt, Angelina Jolie, Maryl Streep, Lupita Nyong'o e Jared Leto foram alguns dos outros famosos que posaram ao lado de Ellen.
Chris Rock critica racismo no Oscar
A edição 2016 do prêmio criou polêmica pois, ao divulgar a lista de indicados, percebeu-se a ausência total de profissionais negros. A quantidade de críticas e ameaças de boicote foi grande, e o movimento Oscar So White (Oscar Muito Branco, em tradução livre) foi criado.
Foi embarcando nessa onda que o comediante negro Chris Rock, apresentador da edição, montou seu discurso de abertura da cerimônia. “Fico feliz que não é a Academia que escolhe o apresentador do Oscar, caso contrário eu não estaria aqui hoje”, criticou de forma irônica Chris Rock, entre diversas outras indiretas.
Confusão com o ganhador de melhor filme
Dois anos atrás uma gafe enorme marcou a premiação. Ao anunciar o prêmio mais esperado da noite, de melhor filme, os atores Faye Dunaway e Warren Beatty se atrapalharam com os papéis e acabaram errando o nome do vencedor.
Segundo a produção do Oscar, os atores trocaram os envelopes e se confundiram ao ler novamente o cartão que marcava o vencedor de melhor atriz, Emma Stone, que fez La La Land, na hora que era para ser melhor filme, anunciando La La Land como vencedor do prêmio que, na verdade, era de Moonlight.
A confusão só foi desfeita quando toda a equipe do filme dirigido por Damien Chazelle já estava no palco, causando estranheza em toda a plateia. Apesar da confusão, Faye Dunaway and Warren Beatty foram perdoados e apresentaram os vencedores da mesma categoria um ano depois.
Queen e Adam Lambert vão se apresentar no Oscar 2019
Oscar 2019 pode apresentar categorias técnicas nos intervalos
Bradley Cooper está ansioso para dueto com Lady Gaga no Oscar
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.