Acordo entre filho e viúva de Gal Costa encerra disputa judicial pela herança

Por - 19/09/24 às 08:55

Gal Costa, filho Gabriel e ex-companheira Wilma PetrilhoFilho de Gal, Gabriel aceitou dividir o patrimônio igualmente com Wilma Petrilho - Foto: Reprodução/ Globo e Divulgação

A longa disputa judicial pela herança de Gal Costa chegou ao fim. Isso porque Wilma Petrillo, viúva da cantora, e Gabriel Costa, filho de Gal, apresentarem um acordo à Justiça de São Paulo.

Relembre a carreira de Gal Costa

Desde o ano passado, ambos enfrentavam uma batalha legal pelo patrimônio deixado pela artista. A proposta visa encerrar o processo e trazer uma solução definitiva para o impasse.

Desse modo, no acordo, Wilma e Gabriel decidiram que cada um receberá 50% dos bens e dívidas listados no inventário de Gal Costa. Esse percentual valerá até a data da homologação do acordo, que precisa passar pela validação da Justiça. Apenas após essa etapa o acordo terá efeito.

Sobre os royalties das músicas da cantora, os dois concordaram em uma divisão igualmente justa. “Os royalties das execuções musicais da cantora serão divididos igualmente entre Wilma e Gabriel até a venda da casa da cantora ou até um ano após a homologação do acordo”, destaca o documento.

Venda da casa de Gal Costa e outras condições

A casa onde Gal Costa viveu seus últimos dias, também faz parte do acordo. O imóvel ficará à venda por um valor mínimo de R$ 8 milhões.

Caso não seja vendido dentro de seis meses, o valor será revisado com base em três avaliações independentes, o que pode alterar o preço final.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!           

O acordo também estabelece que Gabriel desistirá de todas as ações judiciais movidas contra Wilma. Essas ações envolviam principalmente o pedido de anulação de um documento em que o jovem reconhecia a união estável entre Gal Costa e Wilma Petrillo.

Fim das ações judiciais

Antes do acordo, Gabriel havia alegado que Wilma o coagiu a assinar uma carta em que ele confirmava o relacionamento amoroso entre ela e sua mãe.

Ele também declarou que sofreu pressões psicológicas desde a morte de Gal, em novembro de 2022. De acordo com relato, Gabriel, “foi submetido por Wilma a ingerir medicamentos de receita controlada, tendo ingressado em estado de tamanho abalo psicológico que teve sua capacidade cognitiva severamente reduzida”.

Gabriel chegou a solicitar a exumação do corpo de sua mãe, questionando informações presentes no atestado de óbito da cantora. Entretanto, com o acordo, ele renunciou a esses pedidos e encerrou a disputa legal com Wilma.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino