Advogada de Kevin Spacey diz que ele foi vítima do movimento MeToo

Por - 09/10/22 às 20:00

Kevin Spacey chegando no tribunalKevin Spacey chegando no tribunal / Reprodução / YouTube

O julgamento de Kevin Spacey, acusado pelo ator Anthony Rapp de abuso quando ele tinha apenas 14 anos teve início em Nova York. A ex-estrela de “House of Cards” compareceu ao tribunal de Manhattan na sexta-feira (7) e seus advogados rebateram a suposta vítima, alegando que Rapp aproveitou-se do movimento MeToo para conseguir ‘atenção, simpatia e para aumentar seu próprio perfil’.

Leia+: Homem que acusa Kevin Spacey não quer ser identificado

A advogada Jennifer Keller disse em argumentos iniciais: “Uma das regras fundamentais do chamado movimento MeToo (é) que você tem que acreditar na vítima. Você verá que o Sr. Spacey disse ‘Isso não aconteceu, eu não me lembro’. Foi inteligentemente criado pelo Sr. Rapp… ele está contando essa história para aumentar seu próprio perfil. Ele nunca se tornou a estrela internacional que Kevin Spacey se tornou. Ele está fervendo de ressentimento. Não é fácil defender isso, depois de 30 anos”, disse a representante legal do ator.

Ela continuou: “À medida que a estrela de Spacey crescia, Rapp ficava ressentido. ‘Rent’ (o musical) foi o ápice de sua carreira. Ele atingiu o pico em 2000 e ficou amargo. Então, ele se tornou um ator gay assumido”, disse. “[As acusações feitas em 2017] foram logo após as alegações de Harvey Weinstein. Todos os tipos de pessoas estão preocupados em serem cancelados.”.

Rapp entrou com uma ação civil contra Spacey depois que uma acusação criminal de agressão sexual, em 2020, foi indeferida por um juiz e está buscando compensação por sofrimento mental e emocional, despesas médicas e perda de trabalho.

Leia+: Kevin Spacey volta ao cine com produção italiana

De acordo com documentos judiciais, Rapp alegou que, durante uma festa em Manhattan, Spacey o levantou e sua mão “passou de raspão” em suas nádegas ao fazê-lo. Ele então alegou que o ator o colocou de volta em um lugar ruim e “colocou brevemente seu próprio corpo vestido parcialmente ao lado e parcialmente do outro lado dele”.

Rapp disse ainda nos documentos judiciais que o suposto incidente não durou mais do que dois minutos e que não houve “beijos, nudez, nenhuma mão sob as roupas e nenhuma declaração ou insinuação sexualizada”.

Spacey já havia oferecido suas “sinceras desculpas” ao ator de ‘Star Trek: Discovery’ por qualquer “comportamento de bêbado profundamente inapropriado”, mas disse que não se lembrava do incidente.

Kevin Spacey já se declarou inocente das acusações de agredir sexualmente três homens entre março de 2005 e abril de 2013 no Reino Unido, enquanto em 2019, as acusações de agressão indecente e agressão sexual foram retiradas em Massachusetts.

Se for condenado no caso de Anthony Rapp, o ator teria que pagar danos significativos caso o júri decidir a favor de seu acusador. Segundo a revista People, o caso está sendo supervisionado pelo juiz Lewis Kaplan, que presidiu a ação civil movida contra o príncipe Andrew no início deste ano, que acabou sendo resolvida fora do tribunal.

DEFESA

Pela primeira vez em 2020, o ator Kevin Spacey, conhecido pelo filme Beleza Americana (1999) e a série House Of Cards (2013 – 2018), falou pela primeira vez publicamente sobre as acusações de assédio e abuso sexual feitas contra ele.

Após morte de vítima, Kevin Spacey é inocentado

O artista tratou do assunto durante uma participação no podcast Bits & Pretzels. Com pouco mais de 10 minutos, Spacey agradeceu o convite para a entrevista e os profissionais de saúde trabalhando no combate à pandemia do novo coronavírus, aproveitando o espao para lamentar o seu afastamento da indústria do entretenimento.

Caso de assédio sexual contra Kevin Spacey é encerrado

“Acho que não é surpresa para ninguém que o meu mundo mudou por completo no final de 2017”, disse, se referindo às acusações de assédio. Após tais polêmicas, ele foi afastado de projetos, perdeu trabalhos e se viu afastado de Hollywood.

“O meu trabalho, vários dos meus relacionamentos, a minha posição na indústria desapareceram em uma questão de apenas algumas horas”, lamentou o artista.

Acusação de abuso sexual contra Kevin Spacey é retirada

Em seguida, Kevin fez uma comparação com o impacto da Covid-19 com sua situação de isolamento profissional da parte dele.

“Eu não costumo dizer para as pessoas que eu vejo uma relação com a situação delas porque isso pode limitar a experiência que elas estão vivendo, muito única e pessoal. Mas neste momento, eu realmente sinto que posso me relacionar com a experiência de ter a realidade, de repente, travada”, afirmou.

Ele comparou sua situação a de pessoas impossibilitadas de trabalhar durante a pandemia, exemplificando com o questionamento: “Se não posso atuar, quem eu sou?”

Kevin Spacey aparece de surpresa em tribunal para audiência

“Nos encontramos em uma situação parecida, por razões e circunstâncias diferentes, e acredito que alguns dos nossos desafios emocionais são praticamente os mesmos. Então eu sinto empatia por todos aqueles que não podem retomar seus trabalhos ou perderam seus empregos por conta de uma situação que não temos controle”.

A primeira da acusação contra Spacey partiu do ator Anthony Rapp, em 2017. Ele afirmou ter sido abusado fisicamente por Kevin na década de 1990, quando Rapp tinha 14 anos e o astro norte-americano, 26.

Fãs sentiram a falta de Kevin Spacey em House of Cards

Spacey disse que não se lembrava do ocorrido, mas pediu desculpas públicas ao colega de profissão, por meio da internet.

Tempos depois, outras alegações vieram à tona. Entretanto, uma das investigações contra o artista foi interrompida depois que a suposta vítima morreu. Ainda assim, ele não voltou a conseguir novos trabalhos em Hollywood.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.