Além de ‘Campo de Morango’: Relembre polêmicas de Luísa Sonza

Por - 21/08/23 às 16:34

selfie de luisa sonza nos bastidores do clipe campo de morandoFoto: Reprodução/Instagram @luisasonza

Um dos nomes mis em alta nos últimos dias dentro da música brasileira com certeza é o de Luísa Sonza, muito por conta do lançamento de “Campo de Morango”, single do vindouro álbum “Escândalo Íntimo”, marcado para chegar nas plataformas digitais no dia 29 de agosto.

Em meio a essa situação, OFuxico relembrará a você outras polêmicas envolvendo o nome da cantora, e caso tenha caído de paraquedas, também falaremos da confusão mais atual da loira mais comentada do pop brasileiro na atualidade. Confira!

Separação com Whindersson

whindersson nunes e luisa sonza
Reprodução/Instagram

Luísa Sonza teve um relacionamento muito marcante com Whindersson Nunes, quando eles se conheceram nas redes sociais em 2016, e poucos meses depois, forma morar juntos. O casamento aconteceu em 2018, mas a separação veio pouco mais de dois anos depois, com o casal inicialmente falando que continuavam amigos.

Todavia, muitos internautas passaram a acusar a artista de se envolver com o comediante puramente por interesse comercial, “querendo surfar na onda do sucesso dele”, e posteriormente, quando ela poucos meses depois assumiu estar namorando Vitão, houve acusações de que Sonza traiu Nunes com o cantor, que também era amigo do antes casal.

Whindersson nunca confirmou que havia sido traído, e chegou até se relacionar com Maria Lina Deggan, mas demorou a publicar que a ex era inocente das acusações, o que muitos fãs da cantora viram como uma grande mancada dele, já que ela noite e dia era acusada disso. Os dois chegaram a deixar de se seguirem nas redes sociais por um tempo, cenário que mudou atualmente.

Apesar de a poeira ter baixado hoje em dia e o ex-casal até se considerar amigo e sempre torcer um pelo outro, Luísa foi bastante detonada por uns dois anos por causa disso, sendo essa uma das maiores polêmicas que ela já esteve envolvida.

Acusações cruéis de assassinato

Em meio ao que houve no item anterior, Maria Lina engravidou de Whindersson, mas o herdeiro, João Miguel, nasceu extremamente prematuro, e acabou morrendo horas depois do parto, sendo um acontecimento muito triste e que deixou todo o país de luto.

Infelizmente, muitos agiram de má fé ou até mau-caratismo e acusaram que Luís Sonza teria sido responsável pelo falecimento do pequeno, fazendo-a aparecer nos stories do Instagram aos prantos pedindo que os ataques cessassem, e que o público parasse de associá-la ao fato. “Pelo amor de Deus, parem com isso. Pelo amor de Deus, parem com essa história, ninguém aguenta mais”, implorou Luísa Sonza.

Isso a fez se afastar completamente das redes sociais por longos dias para poder cuidar de sua saúde mental, sendo dito por colunistas que ela teria, no fatídico dia, sendo encontrada desmaiada e em crise com as acusações pesadas dos haters, e inclusive adiando o lançamento do álbum “Doce 22”, que chegou em 18 de julho de 2021.

Lançamentos de músicas do Doce 22

Penhasco

Falando no álbum “Doce 22”, ele começou uma grande virada de chave na vida de Luísa Sonza, pois atraiu muita atenção por conta de suas letras surpreendentes e até chocantes, e o hit que mais se destacou acabou sendo “Penhasco”, que ela afirmou ser sobre um relacionamento marcante da vida dela que chegou ao fim de maneira conturbada.

Com isso, o público imediatamente associou a música à Whindersson, muito por conta da demora dele em se pronunciar defendendo-a das acusações de traição, enquanto ela sempre o ajudou quando estavam juntas, e isso estria dito em “Quando segurei sua mão você soltou a minha/E ainda me empurrou do penhasco”. Isso reacendeu a discussão do divórcio entre eles, mas agora com muita gente apoiando a loira.

Mulher do Ano

Outra canção que deu o que falar foi “Mulher do Ano”, na qual o vídeo com letra trazia a cantora protagonizando cenas quentes com Vitão, com quem ainda namorava na época, e isso acabou fazendo a canção ser censurada no Youtube, restringindo o alcance o lançamento.

Irritada, o pronunciamento da artista sobre o caso chamou atenção: “Acabaram de censurar e bloquear o lyric de mulher do ano no YouTube. Censurar o Bolsonaro que só fala bosta ninguém faz. Vou subir essa porra no xvideos até isso se resolver”.

Isso não deixou os fãs da cantora do hit “Penhasco” felizes, levando a muitas críticas dos seguidores pela atitude. Diante da situação, Luísa havia apenas deletado do site e apagado os tuítes do assunto, mas depois ela veio a público se pronunciar quanto ao ocorrido.

“Gente, de verdade, obrigada pelo toque, assim q entendi a problemática apaguei o tuíte imediatamente. Mais uma vez fui censurada sem motivos plausíveis e agi por revolta. Conversei com o YouTube e eles alegaram que não foram eles q censuraram. Sigo sem respostas e sem poder fazer meu trabalho em paz”, iniciou ela na plataforma.

“Isso tem se tornado cada dia mais cansativo. Mas enfim. Obrigada por sempre me ensinarem a ser melhor. Saibam que eu estarei sempre aberta a aprender. Eu tô aqui todo dia para evoluir e vou sempre dar a cara a tapa pra isso. Espero que a gente tenha sempre essa troca de ambos os lados”, concluiu.

Briga com compositora

luisa sonza responde elana dara
Reprodução/Instagram@elanadara/@luisasonza

Um ano depois do “Doce 22”, Luís Sonza lançou o hit “Cachorrinhas”, que acabou fazendo um tremendo sucesso, porém, Elana Dara, compositora da canção, afirmou nas redes sociais não ter sido valorizada pelo seu trabalho.

“Quando eu estiver no topo, o compositor vai ter voz pra caralho, vai ser valorizado como merece! Porque é muito injusto e frustrante você não levar crédito por uma ideia sua (crédito e justiça em porcentagem de composição também)”, iniciou ela.

“Quem sabia valorizar de verdade essa parte embrionária de uma música era Marília Mendonça. Por isso que o sertanejo está sempre em alta, a galera pega na mão e se ajuda o tempo todo e eu não ‘ajudei’ ninguém a fazer, não. A ideia é minha e ninguém tava dando moral antes de ver o negócio pronto. E eu só não travei o lançamento da música, porque fui muito parceira (inocente e medrosa)”, continuou.

“Não estou querendo ‘mexer’ com ninguém. Só estou relatando um fato que acontece o tempo todo nas composições. Estava vendo a Ariana Grande falando da mina que pensou em ‘Positions’ e sem falar de gente tentando surrupiar porcentagem de compositor (que já é pouco). Ninguém é de aço”, afirmou ela.

“Por favor, se eu to vindo falar sobre isso aqui é porque foi ‘paia’ mais de uma vez com mais de uma pessoa. Só que ninguém fala nada, nunca. Quem me conhece sabe que sou muito tranquila e quero chegar em todos os lugares possíveis com o meu trabalho e minha arte. A crítica foi a esse movimento que rola na composição do pop, que é foda o apoio de artistas mais relevantes no mercado, para só deixar tudo justo nas divisões, saca?”, concluiu Elana Dara.

Posteriormente, Luísa respondeu o desabafo: “Só pra avisar, conversei com a Elana, não acho que ela seja uma má pessoa. Acho que ela foi cabaça em vir aqui no Twitter e ficar pilhada sem nem sequer trocar ideia comigo”, iniciou Luísa. “Já nos resolvemos, agora do jeito certo, conversando, eu e ela”, acrescentou a cantora.

Processo de danos morais/injúrua racial

Uma das maiores polêmicas envolvendo o nome de Luísa Sonza veio à tona no segundo semestre do ano passado, quando uma advogada acusou a cantora de danos morais, porque a confundiu com uma garçonete, que a serviria numa festa. Isso, devido a cor da pele da profissional.

Em 2020, quando o caso veio à tona pela primeir vez, a artista negou que fosse verdade, e quando em 2022 isso se confirmou, deixou muita gente irritada e decepcionada, mas claro que a cantora não deixaria um assunto tão delicado passar batido.

“Estou acompanhando tudo e meu silêncio nesses dias não é porque não queira falar sobre o assunto, mas porque eu precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não”, começou ela.

“Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim”, afirmou.

Buscando evoluir

“Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas a questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia”, disse

“Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não. Por isso, a minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela Autora”, destaca.

“Eu não tenho medo de colocar os meus privilégios, que reconheço que tenho, à disposição para chamar atenção pra essas questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação”, declarou ela.

“Por fim, quero esclarecer que esse caso veio a público em 2020, quando foi aberto, e é um processo de danos morais – não estou respondendo por processo criminal, como foi divulgado, e não há nenhum outro em andamento”, encerrou Luísa Sonza, que adiou um show que 50 dias para focar no processo e resolver a situação de vez.

Treta com Flora Matos

fotomontagem de retratos de flora matos, karol conká e luísa sonza
Reprodução/Instagram @floramatos, @karolconka e @luisasonza/Montagem

Posteriormente, Luísa Sonza acabou envolvida em uma grande treta com Flora Matos e Karol Conká, e tudo começou quando a loira foi anunciada como uma das participantes do projeto “Poesia Acústica #13”, da produtora Pineaple, em que os artistas são sempre novos e convidados a cada edição. Todavia, Flora afirmou que na verdade, ela era quem estava confirmada, mas foi trocada por Luísa.

“Eu cancelei minha part. no Poesia 12, mas tinha ficado combinado de eu estar no 13. Por algum motivo, a pineapple não me informou que eu não estaria mais no 13, foi quando eu soube que a Luiza estaria. Mandei mensagem, mas sem resposta da pineapple. Me senti mal? Sim, obrigada”, contou ela.

Após o caso de injúria racial vir à tona, Matos detonou a cantora pop ainda mais, e sempre que possível, menciona este fato nas redes sociais para criticá-la. “Sempre achei Luísa talentosa. Sempre defendi, nunca tirei ela de ruim. Eu só me revoltei por causa dos acontecimentos envolvendo meu nome e depois envolvendo racismo. Mas o tempo é rei, e o dinheiro ajuda muito. Evolução pra ela e geral que comete racismo”, ressaltou a rapper.

Tempos depois, Luísa Sonza lançou ao lado de Xamã a música “MAMA.CITA (hasta la vista)”, e pelo apelido de Karol Conká ser “mamacita” por causa da letra de “Tombei”, elas gravaram um vídeo juntas, na qual a ex-BBB declarou: “Respeita as mamacitas”.Flora Matos criticou o vídeo, dizendo: “Parabéns, Karol! Um verdadeiro exemplo”.

A ex-BBB então rebateu: “Achei que você tinha coisa mais importante pra fazer do que se importar com a minha existência. Eu te amo, vem aqui chorar no colo da mamacita!”. Após isso, Floria Matos apagou a postagem inicial criticando as artistas.

Campo de Morango e metáforas

Por fim, na última semana, Luísa Sonza lançou “Campo de Morango”, como dissemos anteriormente, e o que chamou a atenção no clipe e rendeu polêmicas foi o suco de morango vermelho espalhado pela cama, com muitos internautas associando como sangue visualmente.

Isso gerou comentários sobre como era desconfortável de se assistir, que poderia ativar alguns gatilhos, e alguns acabaram associando a temas mais delicado ao juntar a imagem com o trecho da letra que fala “Acordei, tu tava me chamando/Eu tava de ladinho e tu ia colocando”. Outros pensaram em aborto, mas todos diziam como era uma sensação ruim.

Ainda, ela chegou a ser acusada de que havia feito um pacto com o demônio, e que ela teria sido possuída por um espírito que quebraria objetos caso ela não cumprisse que ele exigisse para compor o trabalho, que Sonza negou veementemente no podcast “PodDelas”.

Em todas as declarações sobre o lançamento, a artista garantiu que, quando o álbum completo for lançado, a música faria mais sentido, e que ela previa essa confusão relacionada ao seu nome e que rebaterá diversas críticas que sempre fazem a ela e suas canções. Ainda, o próximo singles deve ser uma das repostas, e segundo a mesma, tratará de “ansiedade”.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

---

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×