Antonia Fontenelle desrespeita Janja e a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense
Por Flavia Cirino - 03/01/23 às 05:35
Revolta. Não há outra palavra que melhor resuma o sentimento dos sambistas diante de uma ofensa feita por Antonia Fontenelle ao citar a Imperatriz Leopoldinense no último domingo, 01 de janeiro.
A influeciadora digital, bolsonarista convicta, comentava a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como Presidente da República e em determinado momento fez uma desrespeitosa crítica ao look escolhido por Janja na ocasião.
Leia +: Antonia Fontenelle é alvo de queixa-crime de Klara Castanho
Em seus stories do Instagram, a apresentadora comparou a roupa da primeira-dama à velha-guarda da escola de samba carioca, desmerecendo a trajetória da agremiação fundada há mais de 60 anos.
“Olha, gente… Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, mas acho que não precisa, isso aqui é a minha opinião… Opinião de uma mulher básica”, disparrou ela, inicialmente.
E continuou desferindo seu deboche e desrespeito: “’Por que, Leopoldinense, Antonia?’ Porque é uma escola apática, não fede e nem cheira, entendeu? Nem é a velha guarda da Mangueira, Mocidade ou Grande Rio, é Imperatriz Leopoldinense. Só por Deus…”, disse a influenciadora digital.
O vídeo foi repostado por um torcedor que se revoltou com o comentário de Fontenelle: “Toma vergonha na sua cara! Se falar mal da minha escola, mexer com a minha escola, eu viro bicho! Minha escola não é qualquer uma e merece respeito. Lixo ambulante”, desabafou o internauta.
O vídeo viralizou e a revolta tomou conta da web. Sambistas exigiram reparação e várias escolas de samba se pronunciaram: “Detentora de oito títulos do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense é um dos pilares do movimento cultural que move o Rio de Janeiro e todo o mundo. Foi pioneira quando implantou em 1967 o departamento cultural, com o pensamento em acolher e fazer germinar futuros artistas desse movimento de extrema importância para o nosso país. Nós, da Unidos da Tijuca repudiamos as ofensas que a mesma recebeu. Queríamos deixar nosso apoio e afirmar que estamos juntas na luta por respeito pelo nosso movimento. Contem com a nossa agremiação”, destacou a Unidos da Tijuca.
IMPERATRIZ CONVIDA JANJA E PEDE VETO À ANTONIA
Em nota, emitida na segunda-feira, 02 de janeiro, a Imperatriz Lepoldinense se posicionou sobre o assunto e exigiu respeito por sua história.
Leia +: Samantha Schmutz chama Antonia Fontenelle de “cadela sarnenta’
“Os ataques infundados de quem desconhece a história do carnaval atingem não somente à nossa Agremiação, mas, sobretudo, nossa comunidade, torcedores, componentes e, consequentemente, todo o mundo do samba. Exigimos respeito aos nossos sessenta e três anos de história em benefício da arte e da cultura popular brasileira”, diz o comunicado.
No documento, assinado por Cátia Drumond, presidente-executiva da Imperatriz Leopoldinense, a agremiação anunciou ter solicitado à Riotur que Fontenelle seja impedida de se credenciar para “qualquer finalidade ou função nos desfiles das escolas de samba”. Em ofício, a verde e branco do bairro de Ramos, na Região da Leopoldina, defende que “sua falta de decoro a uma agremiação atinge todas as outras no espetáculo”.
A escola de samba ainda convidou a primeira-dama para ser madrinha da Velha Guarda no desfile deste ano.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino