Ex-CEO da Disney detona Kimmel perder emprego graças a Trump

Por - 20/09/2025 - 17:13

jimmy kimmelFoto: Reprodução/Instagram @jimmykimmel

Michael Eisner, que comandou a Disney entre 1984 e 2005, criticou duramente a decisão da empresa de suspender o talk show Jimmy Kimmel Live! depois de falas do apresentador sobre a morte de Charlie Kirk. Em publicação no X, o ex-chefão do estúdio questionou a postura de Bob Iger, atual CEO do conglomerado.

Fernanda Torres foi entrevistada por Jimmy Kimmel após vitória no Globo de Ouro

..

“Onde foi parar toda a liderança? Se presidentes de universidades, sócios de firmas de advocacia e chefes de grandes corporações não encararem os valentões, quem vai proteger a Primeira Emenda [que inclui a liberdade de expressão]?”, escreveu Eisner. O ex-CEO também criticou a postura de Brendan Carr, presidente da FCC e aliado de Donald Trump, que sugeriu caçar a licença da ABC.

“A ‘suspensão por tempo indeterminado’ de Jimmy Kimmel, imediatamente após o chefe da FCC fazer uma ameaça agressiva, porém vazia à Disney, é mais um exemplo de intimidação fora de controle”, disse. Ele ainda ironizou: “Talvez a Constituição devesse dizer: ‘O Congresso não pode fazer nenhuma lei que limite a liberdade de expressão, ou da imprensa, exceto quando ela interfere no interesse político ou econômico de alguém'”. Para Michael Eisner, Kimmel é “muito talentoso e engraçado”.

Fernanda Torres dá show de elegância antes do Jimmy Kimmel Live

Entena o cancelamento do programa de Jimmy Kimmel

O programa saiu do ar após comentários de Jimmy Kimmel sobre Tyler Robinson. Ele foi acusado de assassinar Charlie Kirk, influenciador ligado ao movimento Maga (Make America Great Again). No monólogo de 15 de setembro, Kimmel disse: “Atingimos um novo fundo do poço no fim de semana, com a gangue Maga tentando caracterizar esse garoto que matou Charlie Kirk como qualquer coisa exceto um deles. Agora, eles estão tentando de tudo para conseguir pontos políticos”.

Segundo a Deadline e a Variety, executivos da Disney não viram problema no discurso, mas optaram pela suspensão diante da pressão de grupos que controlam afiliadas da ABC, como Nexster e Sinclair. Essas empresas ameaçaram deixar de exibir o talk show caso a emissora não cedesse, o que impactaria audiência e contratos publicitários. De acordo com a Variety, a Disney e a ABC tentaram negociar a volta do apresentador, pedindo que ele se desculpasse em público.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Kimmel teria recusado, mantendo a suspensão sem prazo definido. Na última sexta-feira, 19 de setembro, a ABC informou à equipe do Jimmy Kimmel Live! que os salários continuam garantidos na próxima semana, mesmo com o programa fora do ar. A medida atende a uma preocupação do próprio Kimmel, já que parte de seus colegas ainda enfrenta dificuldades financeiras após as greves de roteiristas e atores em 2023 e a pandemia em 2020.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.