Hackers vazam dados confidenciais da RecordTV, segundo colunista

Por - 16/10/22 às 13:10

logo da record tv em fundo brancoDivulgação/Record TV

A Record parece estar vivendo um grande pesadelo por conta de ataques de hackers, desde o último dia 8 de outubro, quando seus sistemas de dados foram tomados por ataques de hackers. O colunista Ricardo Feltrin, do Splash Uol, divulgou que um perfil das redes sociais, que investiga crimes cibernéticos (@akaclandestine). Nas palavras do usuário, ele “investiga o esgoto da internet”. O termo esgoto é referente às camadas mais pesadas da internet, ou apenas “Deep Web”.

Leia+ RecordTV lança nova temporada de “Reis”.

O colunista teve acesso exclusivo a uma planilha com gastos detalhados do grupo Record, que ainda contavam com documentos sigiloso que faturam com publicidade e com departamentos jurídicos. Feltrin ainda teve acesso a um passaporte de uma estrela da casa.

A Record ainda foi pressionada a pagar um ‘resgate’, porém, não tinham certezas que os dados não seriam copiados e revendidos para outros criminosos, pois, existem cópias espalhadas pelas camadas sombrias.

DANOS IRREPARÁVEIS

Também segundo o colunista, o crime atingiu mais do que vídeos de reportagens e quadros, como analisa o departamento de TI da emissora.  Os hackers podem estar com posse de todos os endereços de e-mails e dos conteúdos que os funcionários trocaram ao longo de todos os anos.

Os criminosos deram um ultimato à Record e pediram, até ontem as 13h50, o equivalente a R$ 35 milhões em bitcoins, e ofereceram um desconto de 10 milhões de reais, caso eles quitassem a ‘dívida’ até o horário de ontem. A Record não se pronunciou até o momento.

O CASO

Record viveu dias extremamente intensos e deliciados na última semana, e dias após ter sofrido um ataque hacker em seu canal, a emissora sofreu com invasores virtuais neste sábado, 15 de outubro, conforme apurou o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV.

Segundo o jornalista, os sites relacionados à emissora foram tirados do ar, entre eles Record TV Rio, afiliada da Record no Rio de Janeiro, e Record TV Paulista, sede da rede de Edir Macedo no interior de São Paulo. Na semana passada, os sistemas de produção e exibição foram tomados pelos invasores.

De acordo com o Notícias da TV, os responsáveis pelo ataque virtual de hoje foram os membros do grupo Cynosure Team, que teria assumido a autoria em grupos do Telegram e em outras redes sociais, assim como eles já assumriam a responsabilidade por outros ataques.

No início do ano, foi o mesmo grupo hacker que teria triado o site da RedeTV! Do ar, assim como os de alguns partidos políticos ao longo deste ano, como os do PSL (Partido Social Liberal) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Recentemente, eles teriam invadido o sistema da Polícia Civil de São Paulo e feito vazamento de dados do órgão público nas redes sociais. O caso segue sob investigação e nada foi comprovado.

Em relação à Record TV, a invasão pegou os profissionais de surpresa nas TV locais, e os executivos do canal já estariam cientes, além de um problema do tipo ser esperado nos bastidores pelas outras áreas estarem desprotegidas após o ataque à televisão anteriormente. Nenhum pedido de resgate foi feito até o fechamento desta matéria.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha