Latino faz declaração polêmica sobre autismo, é detonado e volta atrás
Por Raphael Araujo - 25/08/21 às 18:15
Latino, um dos maiores artistas da música brasileira, principalmente sem eu auge na década dos anos 2000, acabou sendo detonado por internautas após declaração polêmica sobre autismo ao falar de “estágios da carreira”.
Conversando com Rogério Vilela no programa “Cortes da Inteligência Ltda”, o cantor acabou fazendo uma comparação infeliz de autismo com um momento que os artistas vivem em sua carreira, e isso não agradou ao público.
“O artista tem quatro fases e eu falo isso para todo mundo. A primeira fase é a humildade, onde o cara fala com todo mundo e o mais simpático do mundo. Vem a segunda fase que é a euforia. O artista entra em euforia e quer estar em todos os lugares, ele é o cara, quer chamar a atenção, quer ter o melhor carro e todo mundo quer bajular esse cara”, começou ele.
“Depois disso, ele entra na fase do autismo. O autismo é o que muitos políticos têm que não quer ouvir ninguém. Ele se fecha no mundo dele e não quer ouvir ninguém, não ouve empresário, não ouve gravadora e ele está autista”.
“A quarta fase é a fase mais triste do artista que é quando ele cai na real”, completou Latino.
Veja+: Latino revela que término com Kelly Key inspirou o hit ‘Tô Nem Aí’
DECEPÇÃO DO PÚBLICO
Como dissemos acima, a fala de Latino não agradou o público, principalmente os pais e familiares de pessoas diagnosticadas com autismo, como o caso do blog “O Autismo nas Pontas dos Pés”, que publicou um posicionamento sobre a fala do artista no Instagram.
“Bom dia!!! Ontem meu irmão @dennisonlicinio me enviou o link dessa entrevista do @latino, me dizendo que ele estava falando de autismo (E se meu irmão achou um absurdo a fala dele, imagine eu!) Eu fui logo ‘correndo’ assistir. Eu não sei se o que senti foi raiva, nojo, revolta ou tristeza”, começou.
“Logo você, @latino! Eu gostava de você, cara! Eu editei o vídeo, mas você pode assistir a entrevista na íntegra lá no YouTube. Fiz esse recorte para que vocês vejam apenas a parte que nos interessa! E se você não consegue enxergar nada demais na fala do @latino é porque você é tão capacitista quanto ele!”, continuou a publicação.
Veja+: Latino diz que já perdeu R$ 30 milhões em vício: ‘Queriam me matar’
“Todos os dias nos deparamos com falas como essas, de artistas, de políticos, de gente que se apropria do termo “autismo/autista” para fazer merda. É uma luta incansável contra o capacitismo e o preconceito. Mas não vamos desistir!”
“Eu gostaria que todos fossem lá no direct da página oficial do @latino, não para ofendê-lo, nem o desrespeitar, nem para cancelá-lo. Mas para dizer a ele que ele pode usar outros termos para fazer a analogia dele. Vamos ensinar a ele o que é o autismo para que ele possa entender que fez uma colocação absurda e quem sabe ele se retrate com a comunidade, né?!”, pediu.
“Latino querido, admiro e respeito o seu trabalho. O diálogo é a base do respeito e da inclusão. Vamos dialogar sobre autismo?”, concluiu.
Veja+: Latino vai ajudar Pamella Holanda financeiramente
LATINO PEDE DESCULPAS
Em uma nota enviada à colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, Latino se desculpou por sua fala polêmica, garantindo não ter “nenhum tipo de preconceito”.
“Peço desculpas a todos que possam ter se sentido ofendidos com a fala, que ressaltamos não ter sido intencional! Respeito todos os tipos de pessoas, crenças, povos, etc. Não tenho nenhum tipo de preconceito!”, declarou Latino.
“E deixo aqui o meu pedido de desculpas por uma fala “ignorante” (no sentido informação) de minha parte! Afirmando e destacando que não tive a intenção de ofender ou menosprezar ninguém!”, concluiu ele.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.