Matteus fala novamente de fraude de cotas: ‘Não é fácil lidar’

Por - 16/06/24 às 13:13

Matteus Amaral tem processo de habeas corpusMatteus Amaral tem processo de habeas corpus- Reprodução/Instagram

Matteus Amaral, vice-campeão do “BBB 24”, que foi estudante de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, enfrenta uma grande polêmica. Ele foi acusado de fraudar o sistema de cotas raciais, destinado a pessoas pretas e pardas com baixa renda.

Faculdade abre processo para investigar entrada de Matteus por Cota Racial

A controvérsia começou quando seu nome apareceu em um edital de 2014 da seguinte forma: “Matteus Amaral Vagas. EP 1,5, Preto”. Após a denúncia ganhar repercussão, a universidade confirmou a irregularidade.

Em resposta à coluna de Gabriel Perline na Contigo!, a instituição afirmou que Matteus fraudou o sistema de cotas. A universidade utiliza o sistema de cotas para promover a inclusão social no ensino superior, uma política destinada a corrigir desigualdades históricas.

Nesse sábado, 15 de junho, Matteus participou do 8° Seminário de Benzedores, que aconteceu na cidade natal dele, Alegrete (RS), e falou novamente sobre a polêmica de fraude. Vale ressaltar que ele já havia se pronunciado na sexta-feira, 14 de junho.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Veja o que Matteus disse

Primeiramente, o vice-campeão do “BBB 24” declarou: “Não é fácil lidar com tudo que estou vivendo. Agora, teve alguns acontecimentos que foram coisas que as pessoas com maldade quiseram fazer… Enfim”, falou Matteus, se pronunciando novamente sofre a fraude de cotas.

“Quero agradecer do fundo do coração por tudo que estou vivendo, por todas as pessoas que fazem de tudo para fazer coisas melhores. Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola sob a modalidade de cotas para pessoas negras”, disse ele em seguida.

“A inscrição foi feita por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil”, ressaltou o rapaz, em síntese.

Matteus e Deniziane deixam de se seguir nas redes sociais

“Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado me beneficiar individualmente dessa política, o que nunca foi minha intenção. Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social”, concluiu Matteus por fim.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.