Ministério Público vai investigar Matteus Amaral por falsidade ideológica

Por - 20/06/24 às 10:43

Matteus Amaral de cabeça baixa na igrejaMatteus Amaral precisará se explicar na Justiça - Foto: Reprodução/ Instagram @bahmatteus

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou na quarta-feira, 19 de junho, que analisará a denúncia do ativista Antônio Isuperio contra o ex-BBB Matteus Amaral.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O caso envolve a autodeclaração de Matteus como preto para ingressar no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, Antônio Isuperio protocolou uma representação pedindo que Matteus “responda pelo crime de falsidade ideológica”. O ativista afirmou que o uso de um documento falso configura sobretudo um crime que requer investigação.

“Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideológica para adentrar a Universidade. A faculdade e o indivíduo devem ser responsabilizados. A faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade ideológica,” declarou Isuperio na denúncia, primeiramente.

Ação do Ministério Público Federal

Após receber a representação, o MPF iniciou uma análise preliminar das informações relatadas. Conforme as conclusões dessa análise, o órgão poderá instaurar um inquérito, arquivar o caso ou tomar outras medidas cabíveis contra a atitude de Matteus.

“O Ministério Público Federal (MPF) recebeu a representação (denúncia). O procedimento está em fase de análise preliminar das informações relatadas. Concluída essa etapa, o MPF definirá os próximos passos, o que pode significar a instauração de um inquérito, o arquivamento do caso ou outras medidas cabíveis,” afirmou o órgão, em nota, por fim.

Processo interno no Instituto Federal Farroupilha

Além da ação do MPF, o Instituto Federal de Farroupilha (IFFar) também anunciou a abertura de um processo administrativo interno para investigar as circunstâncias do vestibular de Matteus Amaral.

Dessa forma, a instituição busca apurar se houve falhas no processo de verificação da autodeclaração racial do candidato.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino