Papa Francisco solta frase polêmica e Vaticano pede desculpa
Por Luigi Civalli - 28/05/24 às 13:57
O Vaticano veio a público pedir desculpas nesta terça-feira, 28 de maio. Isso aconteceu após o Papa Francisco ter usado um termo ofensivo para se referir a homens gays na última semana.
A agência italiana Ansa revelou que Francisco teve uma reunião com outros bispos há uma semana. E, neste encontro, pediu para que eles não aceitassem seminaristas gays, pois havia a suspeita de uma “vida dupla”, afirmando que os meios religiosos estavam “cheios de bichas”.
“O Papa Francisco está ciente dos artigos recentemente publicados sobre uma conversa, a portas fechadas, com os bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Como ele afirmou em várias ocasiões: ‘Na Igreja há lugar para todos, ninguém é inútil, ninguém é supérfluo. Do jeito que somos, todos nós.’ O Papa nunca teve a intenção de ofender ou expressar-se em termos homofóbicos, e ele pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo uso de um termo relatado”, dizia o comunicado.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
O jornal La Reppublica informou que, na reunião, Papa disse que era preciso “impor limites” antes que alguém gay estivesse na possibilidade de escolher o sacerdócio.
Vale ressaltar que há uma instrução do Dicastério para o Clero do Vaticano, de 2005 quando Bento XVI era o Papa, que estabelece “a Igreja, embora respeite as pessoas em questão, não pode admitir no Seminário e nas Ordens Sagradas aqueles que praticam a homossexualidade, têm tendências homossexuais enraizadas ou apoiam a chamada cultura gay”.
Fabio Porchat vai ao Vaticano encontrar o Papa Francisco
Papa Francisco também reafirmou a instrução no ano de 2016.
Vale lembrar que, em dezembro de 2023, a comunidade LGBTQIAP+ teve uma grande vitória perante à Igreja Católica, já que o Vaticano autorizou a bênção para casais do mesmo sexo e casais “em situações irregulares” para a Igreja.
A medida mudou o entendimento da bênção ao afirmar que os casais homoafetivos poderão adquiri-la, contudo não modificou a doutrina do casamento ao afirmar que ela só poderá ser dada fora dos cultos religiosos.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais