Shakira tem processo por fraude fiscal aberto pela Justiça Espanhola

Por - 28/09/22 às 16:40

shakira posando em selfie no banco de carroReprodução/Instagram @shakira

Conforme vem sendo noticiado, Shakira está na mira do governo espanhol por conta de uma acusação de fraude fiscal, podendo, segundo a revista “People in Español”, ser levada à prisão por conta do crime.

De acordo com as autoridades fiscais espanholas, Shakira fraudou mais de US$ 14,5 milhões em impostos ao não declarar seus bens e rendimentos entre 2012 e 2014 ao tesouro do país, argumentando que ela não residia lá durante esse período.

Por conta disso, foi anunciado que o julgamento será aberto pela Justiça Espanhola para avaliação do caso. “Acorda-se abrir o julgamento no Tribunal Provincial de Barcelona (…) contra Shakira Isabel Mebarak Ripoll, como suposta autora de seis crimes contra a Fazenda Pública”, disse o despacho de um tribunal da periferia de Barcelona com data de 19 de setembro.

Em julho passado, a colombiana rejeitou um acordo com a promotoria que lhe permitia evitar a prisão. Consequentemente, agora eles a acusam de seis crimes de fraude fiscal que levam a uma pena de até oito anos de prisão e exigem uma multa de quase US$ 24 milhões, se ela for considerada culpadad esses delitos.

Leia+: Shakira não consegue evitar julgamento e vai sentar no banco dos réus

ACUSANDO O FISCO ESPANHOL

Shakira e seus advogados estão confiantes de que as coisas vão tomar o rumo certo, e a colombiana insiste que a razão está do seu lado. “Eles queriam ir atrás do [meu] dinheiro, não importa o quê”, reclamou em sua entrevista recente à revista Elle, em meio aos seus problemas pessoais com Gerard Piqué.

“Na verdade, fui assessorada por uma das quatro maiores empresas especializadas em impostos do mundo, a PricewaterhouseCoopers, por isso estou confiante de que fiz as coisas da maneira mais correta e transparente desde o primeiro dia”, assegurou.

“Tenho que defender aquilo em que acredito, porque são acusações falsas (…) paguei tudo que eles disseram que eu devia, mesmo antes deles entrarem com uma ação judicial. Então, eu realmente não devo nada a eles”, afirma.

Leia+: Shakira prevê mudança para Miami após chegar a acordo com o fisco espanhol

“No entanto, mesmo sem evidências para apoiar essas alegações fictícias, como costumam fazer, eles recorreram a uma campanha de imprensa lasciva para tentar influenciar as pessoas e pressionar a mídia junto com a ameaça de danos à reputação para forçar acordos”, entregou a artista.

Shakira insiste que ela não esteve no país por mais de 183 dias naqueles anos, como afirmam as autoridades, então ela não foi obrigada a declarar seus rendimentos e bens como residente da Espanha.

“Enquanto Gerard e eu estávamos namorando, eu estava em uma turnê mundial. Fiquei fora da Espanha por mais de 240 dias, então não havia como me qualificar como residente. As autoridades fiscais viram que eu estava namorando um cidadão espanhol e eles começaram a salivar. É claro que eles queriam ir atrás daquele dinheiro, não importa o quê”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.