Alec Baldwin será julgado por morte no set de ‘Rust’
Por Redação - 19/01/23 às 16:42
Após alguns acordos e discussões, o ator Alec Baldin enfrentará um julgamento por homicídio culposo (sem intenção de matar) da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de filmagens do longa “Rust”. O anúncio foi feito pela promotoria do Estado do Novo México nesta quinta-feira, 19 de janeiro.
Em 2021, Hutchins foi morta e o diretor Joel Souza, ferido, por uma arma que o artista estava usando durante um ensaio. O filme estava sendo produzido no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México. O objeto estava carregado com munição real e não cinematográfica.
Leia +: Alec Baldwin voltará a atuar na Broadway após tiro acidental em filme
“Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust'”, comunicou a promotora, Mary Carmack-Altwies.
Leia +: Alec Baldwin processa membros da equipe de filme por negligência
Segundo ela, o ator tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem devidamente verificadas e que ele nunca deveria ter apontado para ninguém.
“Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, disse ela, em entrevista. “Isso vai para os padrões básicos de segurança.”
Além disso, o primeiro assistente de direção do filme, Dave Halls, pessoa que entregou a arma a Baldwin, se considerou culpado por uso negligente de armamento letal.
ACORDO
Alec Baldwin e a família da falecida diretora de fotografia do filme “Rust”, Halyna Hutchins, chegaram a um acordo no processo de homicídio culposo contra o ator. O viúvo de Hutchins, Matthew, será o produtor executivo do filme e receberá uma parte dos lucros.
“Chegamos a um acordo, sujeito à aprovação do tribunal, para nosso caso de homicídio culposo contra os produtores de Rust, incluindo Alec Baldwin e Rust Movie Productions, LLC. Como parte desse acordo, nosso caso será arquivado”, informou Matthew, acrescentando que a produção do filme será retomada em janeiro de 2023.
Leia+: Nasce sétimo filho de Hilaria e Alec Baldwin
“Não tenho interesse em me envolver em recriminações ou atribuição de culpa (aos produtores ou ao Sr. Baldwin). Todos nós acreditamos que a morte foi um acidente terrível. Sou grato que os produtores e a comunidade de entretenimento se uniram para prestar homenagem ao trabalho final de Halyna”, disse.
Em uma declaração à Page Six, do New York Post, o advogado de Baldwin, Luke Nikas, acrescentou: “Durante esse processo difícil, todos mantiveram o desejo específico de fazer o que é melhor para o filho de Halyna. Agradecemos a todos que contribuíram para a resolução desta situação trágica e dolorosa”.
Leia+: Alec Baldwin reafirma que não apertou gatilho que matou diretora em set
O diretor Joel Souza, que retomará a direção do filme depois de também se machucar no incidente, disse que envolver Matthew na retomada da produção faz parte de suas próprias “tentativas de cura”.
“Embora certamente agridoce, estou satisfeito que, juntos, agora completaremos o que Halyna e eu começamos. Todos os meus esforços neste filme serão dedicados a honrar o legado de Halyna e deixá-la orgulhosa. É um privilégio ver isso em seu nome”, ”, acrescentou Souza.
A família de Halyna entrou com uma ação contra Alec Baldwin em fevereiro de 2022. Com isso, a família divulgou imagens assustadoras de reconstituição que mostravam o momento em que a estrela supostamente puxou o gatilho do que deveria ser uma arma de projéteis com balas de festim. Alec Baldwin foi acusado de disparar a única bala que atingiu e matou Hutchins, depois saiu de seu corpo e atingiu Souza na clavícula, enquanto filmava o filme no Novo México em 21 de outubro.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.