Caso Deolane Bezerra: Como advogados podem tirá-la da prisão desta vez?
Por Luigi Civalli - 11/09/24 às 12:26
Deolane Bezerra está vivendo uma semana de muitas emoções. Após sair da penitenciária em Recife, trocando a prisão preventiva pela prisão domiciliar, a advogada voltou a ser presa por descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça.
O OFuxico conversou com o advogado Demétrios Kovelis sobre o assunto e ele explicou quais podem ser as alternativas da defesa de Deolane para que ela não permaneça na cadeia.
Como foi a noite de Deolane em nova prisão? Saiba tudo!
“Deolane continuará presa preventivamente até que a defesa consiga um novo habeas corpus. E como a defesa pode conseguir isso? Por exemplo, questionando a validade da decisão do tribunal de Justiça de não se manifestar em relação a nada. Essa decisão é um pouco vaga. Ela não pode se manifestar, não pode postar, mas ela não pode se manifestar em relação ao caso? Em relação ao processo? Eu acho que a defesa pode subir uma instância com relação a isso”, afirmou.
Kovelis ainda acredita que os advogados podem alegar que a prisão é algo “desproporcional”, e que podem pedir um novo habeas corpus baseado no fato da advogada ter uma filha menor de 12 anos.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
“Com relação ao Superior Tribunal de Justiça, a defesa pode entrar com novo habeas corpus questionando essa prisão, falando que ela é desproporcional e que como ela tem a filha, ela tem direito de ficar com a filha numa prisão domiciliar. O tribunal poderia, por exemplo, colocar mais restrições como medidas cautelares, mas não, como ela descumpriu uma medida, já prenderem novamente. Então, a defesa tem aí a possibilidade sim de reverter isso em uma instância superior”.
Com relação ao presídio, uma nota do Tribunal de Justiça de São Paulo explica que a polícia transferiu Deolane por conta das muitas pessoas que estavam na porta da penitenciária anterior. Isso prejudica a segurança dos presos, dos agentes penitenciários, por isso resolveram prendê-la agora em um local mais longe para ficar mais restrita, evitar a ida das pessoas até lá.
Daniele Bezerra sobre críticas à mãe e irmãs: ‘Cansada, exausta’
Prisão de Deolane Bezerra é cautelar
Demetrios Kovelis ainda explica que a prisão de Deolane Bezerra é “cautelar”, ou seja, o juiz entende que a advogada solta pode oferecer riscos à investigação.
“É importante destacar que essa é uma prisão cautelar, o que significa que, se a defesa conseguir demonstrar a ausência de envolvimento de Deolane nos crimes investigados, a prisão poderá ser revogada. Outra possibilidade é o avanço do processo, no qual o promotor e o juiz possam concluir que não há mais razões para mantê-la em prisão preventiva. Nesse cenário, o juiz determinaria sua liberação para que ela responda ao processo em liberdade”, afirmou.
“A prisão cautelar é uma medida excepcional, justificada para garantir a ordem pública, a instrução processual ou a aplicação da lei. No Brasil, a regra é que o acusado responda ao processo em liberdade. No entanto, a prisão preventiva pode ser decretada se o juiz entender que, em liberdade, o acusado representa uma ameaça ao andamento do processo ou à sociedade. Isso ocorre, por exemplo, se houver risco de reiteração criminosa, tentativa de coação de testemunhas ou possibilidade de fuga. Ao identificar esses fatores, o juiz pode optar pela prisão cautelar”, concluiu.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais