Defesa de Deolane Bezerra pede novo habeas corpus
Por Raphael Araujo - 17/09/24 às 18:03
Deolane Bezerra, que passou brevemente para a prisão domiciliar após a aceitação de seu habeas corpus no dia 9 de setembro, voltou à Colônia Penal Feminina do Recife no dia seguinte. A revogação de sua prisão domiciliar ocorreu por descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça. Na sequência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, em 13 de setembro, a prisão preventiva da advogada e influenciadora digital. O desembargador Otávio de Almeida Toledo rejeitou o pedido de liberdade, citando questões processuais.
No entanto, nesta terça-feira, 17 de setembro, de acordo com a colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, a defesa de Deolane apresentou um novo pedido de habeas corpus ao STJ. No documento, os advogados buscaram a cassação da medida cautelar que impede a influenciadora de se manifestar nas redes sociais e à imprensa. “Paciente está sendo investigada por suposta lavagem de dinheiro, sendo certo que o cometimento ou não deste crime, não guarda qualquer relação com a utilização de suas redes sociais, tampouco sua liberdade de expressão”, destacaram.
Deolane é citada em psicografia de MC Kevin: ‘Estou com você até o fim’
Os advogados de defesa de Deolane argumentaram que a proibição de uso das redes sociais imposta à influenciadora funciona como um mecanismo de censura, pois, segundo eles, Deolane não fez declarações sobre as investigações. De acordo com a defesa, ela apenas se manifestou sobre sua prisão, sem infringir as restrições de discutir o caso judicial.
Defesa de Deolane aponta censura exagerada
“Ao proibir a paciente de utilizar-se de qualquer meio de comunicação, a decisão coatora impede que Deolane se defenda das acusações que, também publicamente, estão lhe sendo direcionadas”, escreveram os advogados no pedido. A defesa também apontou que o crime pelo qual Deolane está sendo investigada, lavagem de dinheiro, não possui vínculo direto com o uso de redes sociais, o que torna a restrição injustificada.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Além de questionar a proibição das manifestações públicas, os advogados enfatizaram o impacto da prisão na vida familiar de Deolane, citando sua filha de oito anos. “A cada dia que passa, o constrangimento ilegal se agrava, a ponto de violar a garantia constitucional do estado de inocência, estando sua filha menor, ademais, sem os cuidados de sua única genitora”, afirmaram no documento enviado ao tribunal.
A defesa segue insistindo que Deolane precisa ter a liberdade de se expressar e defender publicamente, sem ser impedida de utilizar suas plataformas digitais para rebater as acusações. O novo pedido de habeas corpus está em análise.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.