Flordelis tem pena reduzida. Saiba quanto tempo ela ficará presa!
Por Flavia Cirino - 19/08/24 às 10:10
A ex-deputada federal Flordelis, condenada a mais de 50 anos de prisão pelo assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, obteve uma redução de 177 dias em sua pena.
A redução foi concedida após a leitura de livros, participação em cursos e conclusão do ensino fundamental. Atualmente, Flordelis tem 63 anos, e a progressão de sua pena está prevista para 2040.
Desembargador aponta desiquilíbrio de Flordelis
Em abril deste ano, a Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação de Flordelis pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada. O assassinato de Anderson do Carmo, ocorrido em junho de 2019, abalou o país e levou à queda da ex-parlamentar.
Além de Flordelis, a Justiça determinou que Marzy Teixeira, André Luiz de Oliveira, filhos adotivos, e Rayane dos Santos, neta biológica, passem por um novo julgamento sobre o envolvimento no crime. Em novembro de 2022, os três foram inocentados, mas a 2ª Câmara Criminal do Rio considerou que a decisão contraria as provas presentes nos autos.
Além dos novos julgamentos para Marzy, André e Rayane, a Justiça manteve a condenação de Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis, a 31 anos e 4 meses de prisão pelos mesmos crimes atribuídos à mãe. Carlos Ubiraci Francisco da Silva, filho afetivo, e Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico, também tiveram suas penas mantidas.
Defesa de Flordelis contesta decisões
A defesa de Flordelis, liderada pelos advogados Rodrigo Faucz e Janira Rocha, informou que ainda confia no Judiciário para reconhecer as supostas nulidades no júri que condenou a ex-deputada.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Segundo a defesa, “não ocorreu qualquer nulidade” no julgamento de André, Rayane e Marzy. Além disso, as provas apresentadas não foram suficientes para a absolvição dos três.
Os advogados também declararam, em contrapartida, que esperam que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) garanta um julgamento justo. Isso, apesar do grande interesse midiático em torno do caso.
Relembre o crime
O pastor Anderson do Carmo morreu a tiros na madrugada de 16 de junho de 2019. Ele estava na garagem da casa onde morava com Flordelis e seus filhos, em Pendotiba, Niterói.
Na ocasião, o Ministério Público denunciou a ex-deputada e mais 10 pessoas pelo crime. Além dela, sete de seus 55 filhos biológicos e adotivos, além de uma neta e outras duas pessoas. O MP também apontou, entretanto, que Flordelis teria manipulado testemunhas durante o processo.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino