Homem corre em direção ao caixão da rainha Elizabeth II, mas é detido
Por Redação - 17/09/22 às 14:18
A polícia londrina precisou agir rápido depois que um homem correu em direção ao caixão da rainha Elizabeth II, na noite da última sexta-feira, 16 de setembro. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o homem saiu da fila para ver a monarca conseguindo atravessar uma área isolada onde está a urna.
Leia+: Rei Charles III encara vaias em visita ao País de Gales; veja protestos
Os guardas que estavam no local conseguiram deter o rapaz, derrubando-o no chão, imobilizando-o e o retirando do recinto. A polícia de Londres se manifestou.
“Por volta das 22h de sexta-feira, oficiais do Comando Parlamentar e de Proteção Diplomática detiveram um homem em Westminster Hall após um distúrbio. Ele foi preso por um crime sob a Lei de Ordem Pública e está atualmente sob custódia”, disse a Polícia Metropolitana.
ENTENDA POR QUE O CORPO DA MONARCA FOI COLOCADO EM CAIXÃO DE CHUMBO
De acordo com o jornal The Times, o caixão que guarda o corpo da rainha Elizabeth II, morta no último dia 8 de setembro, foi fabricado há mais de 30 anos, feito de carvalho inglês e forrado de chumbo.
O material é uma prática que acompanha os membros da família real há séculos e pode pesar até 250 quilos. Mas por que revestir o caixão com esse material?
Leia+: The Crown’ tem filmagens suspensas por respeito à Rainha Elizabeth
O chumbo permite um fechamento hermético, fazendo com que a passagem de ar para dentro do local seja completamente bloqueada. Isso impede o movimento de partículas que podem acelerar da degradação do corpo por até um ano. O caixão será colocado em uma câmara e não enterrado.
Sabe-se ainda que nos registros da Abadia de Westminster constam que Elizabeth I (1533-1603) e Charles II (1630-1685) foram enterrados em moldes revestidos pelo metal, assim como o nobre Sir Francis Drake (1540-1596), famoso navegante e vice-almirante do Reino da Inglaterra, e o reverenciado compositor George Frederic Handel (1685-1759).
Ainda de acordo com a publicação, o público não poderá ver o rosto da rainha, uma vez que o caixão ficará fechado e coberto com a bandeira e insígnias reais. Um exemplo disto é a coroa real.
As alças de latão foram desenhadas exclusivamente para caixões reais, assim como a tampa, que leva as insígnias da monarquia britânica. “Não é algo que pode ser feito em um dia”, disse Leverton ao The Times.
O caixão que guarda o corpo da rainha Elizabeth II foi transportado para Londres na noite de terça-feira, 13 de setembro. No dia seguinte, ele foi em colocado em um catafalco (estrado alto) e coberto por roxo, no Palácio de Westminster, e guardado por guardas.
O estandarte real, ou seja, a bandeira do Reino Unido, que tradicionalmente era erguido sobre Buckingham, Sandrigham ou Windsor quando a rainha estava presente, cobrirá seu caixão.
O cetro (bastão) e o obre (um globo terrestre com uma cruz que simboliza o mundo cristão) também foram colocados em cima do caixão da rainha.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.