As meninas de Lula: conheça curiosidades das grandes aliadas do Presidente

Por - 06/01/23 às 07:05

as meninas do lulaLula, suas ministras e primeira e segunda-dama. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conquistou um número recorde de mulheres no primeiro escalão do governo ao empossar 11 ministras para os 37 ministérios de sua terceira gestão. O número equivale a 30% da pasta. Na lista, há nomes já conhecidos como o de Marina Silva, Simone Tebet e Margereth Menezes. Além delas, o País ainda conta com duas outras figuras femininas de extrema importância que andarão lado a lado do Presidente durante os quatro anos do mandato: a primeira-dama Rosângela Silva, mais conhecida como Janja, e Lu Alckmin, a segunda-dama, casada com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin. OFuxico levantou curiosidades de cada uma delas. Confira!

Leia+: Saiba como será o ano de 2023 de Lula, segundo a numerologia

Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)

A engenheira pernambucana já foi prefeita de Olinda e deputada estadual e federal. É a primeira mulher a comandar a pasta e uma das personalidades negras a compor o time de Lula.

Margareth Menezes (Cultura)

Antes de se tornar um dos grandes nomes da música baiana, Margareth Menezes foi atriz. Foi no grupo teatral do Centro Integrado de Educação Luiz Tarquínio, sua escola, que a agora ministra começou a descobrir a própria expressividade artística.

Ana Moser (Esportes)

Apesar de seus 1, 85m, a ministra é chamada de Aninha pelos mais próximos. Começou a jogar vôlei aos 7 anos e disputou três Olimpíadas. Para quem não se lembra, em 2014, Ana ganhou status de celebridade ao vencer a primeira edição do reality show “O Aprendiz”, comandado por Roberto Justus, na Record TV.

Esther Dweck (Gestão e Inovação)

Esther é economista, professora e escritora. Já foi secretária do Orçamento Federal e ocupou cargos no governo Dilma. Em entrevistas coletivas durante a transição, a ministra sinalizou pontos que deveriam ser priorizados pelo novo governo. Ela demonstrou preocupação com o que seria a precarização dos serviços públicos.

Anielle Franco (Igualdade Racial)

A ministra é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Anielle foi jogadora de vôlei profissional. Aos 16, ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Lá, ela viveu por 12 anos onde pode dar continuidade aos seus estudos graças a bolsas esportivas. Teve passagens por diversas escolas como a Navarro College, em Corsicana, no Texas, na Louisiana Tech University, na North Carolina Central University, e a Florida A&M University.

Marina Silva (Meio Ambiente)

Em 2014, a ministra foi candidata a presidente do Brasil. Ganhou amplo destaque por usar beterraba como batom para pintar os lábios, pois é bastante alérgica a cosméticos.

Simone Tebet (Planejamento)

Advogada, professora e escritora, em 2021, a ministra conquistou visibilidade nacional ao integrar a CPI da Covid-19 e fazer duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Foi eleita uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022” pela BBC. Nasceu em 22 de fevereiro de 1970, na cidade de Três Corações, no Mato Grosso do Sul.

Sônia Guajajara (Povos Indígenas)

A líder indígena é formada em Letras e Enfermagem. Seus pais eram analfabetos, mas aos 10 anos, saiu da sua terra natal, o Maranhão, para estudar. Em 2022 foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.

Nísia Trindade (Saúde)

Foi a primeira mulher a comandar a Fiocruz em 120 anos de história da instituição. Ela assumiu a direção da instituição em janeiro de 2017, tendo sido a mais votada na eleição interna. Durante sua gestão, liderou as ações no enfrentamento da Covid-19. Em 2021, foi reconduzida ao cargo, após receber 87% dos votos válidos.

Daniela Carneiro (Turismo)

A ministra nasceu em Italva, um município do estado do Rio de Janeiro, considerado a “Cidade do Quibe”, por ter sido, em parte, colonizada por imigrantes sírio-libaneses que trouxeram sua cultura para a cidade, em especial a culinária. Daniela é formada em pedagogia, casada com o atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e mãe de dois filhos: Nathan e Callebe.

Lu Alckmin (Segunda-dama)

Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu Alckmin, tem 72 anos e chama atenção pela jovialidade. Na década de 1970, foi primeira-dama da cidade de Pindamonhangaba, cidade do interior de São Paulo. Com Geraldo Alckmin, teve três filhos Sophia, Geraldo e Thomaz, que morreu em um acidente de helicóptero, em abril de 2015. Lu é tiete de personalidades como Roberto Carlos, Michel Teló e DJ Alok.

Janja (Primeira-dama)

Algumas das principais pautas defendidas por Janja estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. Em suas redes sociais, vemos a primeira-dama cuidado da cadela Resistência, a mesma que subiu a rampa do Palácio do Planalto no dia da posse de Lula. O animal por acolhido pela vigília Lula Livre, em Curitiba, quando o presidente esteve preso. E agora acaba de ganhar uma casa nova: ela irá morar com Lula e Janja no Palácio da Alvorada.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.