Ativistas invadem Big Brother Israel e pedem cessar-fogo em Gaza

Por - 11/08/2025 - 10:16

Ativistas do Standing Together invadindo o Big Brother IsraelFoto: Reprodução/Instagram @standing.together.movement

O reality show “Big Brother” em Israel teve sua transmissão interrompida no último sábado, 9 de agosto, por um protesto do movimento “Standing Together”, maior organização popular que reúne judeus e árabes no país. Durante a exibição ao vivo no Canal 13, quatro integrantes subiram a um pequeno palco, sentaram lado a lado e exibiram camisetas com o slogan “Saiam de Gaza”.

Veículo usado por Papa Francisco será clínica para crianças em Gaza

Segundo o jornal Haaretz, um dos ativistas falou primordialmente às câmeras: “A guerra em Gaza precisa acabar! A guerra está matando a todos nós!”. Em seguida, os ativistas gritaram: “O governo israelense está enviando soldados para a morte! Israel está matando Gaza de fome! Crianças, mulheres e idosos! A nação exige um cessar-fogo!”, antes de serem retirados por seguranças.

Logo após o ato, a conta oficial do Standing Together no X, antigo Twitter, publicou: “Sim, vocês viram na transmissão ao vivo do Big Brother no Canal 13”. A postagem destacou eventualmente: “Os incríveis ativistas invadiram o palco e discursaram diante das câmeras contra a continuação da guerra e a ocupação de Gaza, que matará os reféns, os palestinos na Faixa de Gaza e os soldados. Nossa mensagem é clara: não há rotina, não há rotina”.

Produção e público apoiaram os ativistas

Eliah Levin, integrante do movimento, contou ao Haaretz que, após serem retirados à força, logo receberam atenção de parte da equipe de produção. “Eles nos reuniram, perguntaram se estávamos bem e se alguém estava ferido. Depois, nos deixaram pegar nossas coisas e ir embora. Estávamos certos de que iriam ficar furiosos”, disse.

Ela revelou surpresa com a reação da plateia e dos participantes: “Achei que iam jogar garrafas na gente. Mas o que aconteceu foi surpreendentemente positivo”. Levin então acrescentou: “Um dos irmãos dos participantes desceu do palco, aproximou-se de nós, apertou nossa mão e disse: ‘Parabéns, muito obrigado!’. As pessoas estão prontas para esta mensagem”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Levin afirmou ao jornal que novos atos estão previstos. “Definitivamente planejamos intensificá-los. Este mês será cheio de ações como esta, para combater a rotina”.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.