Donald Trump exibe imagem falsa de Taylor Swift pedindo votos
Por Flavia Cirino - 20/08/24 às 06:55
O ex-presidente Donald Trump causou controvérsia ao publicar, no último domingo, 18 de agosto, uma imagem manipulada de Taylor Swift pedindo votos para ele nas próximas eleições de novembro.
Trump usa música de Celine Dion em campanha e ela reage
A foto mostrava a artista vestida com as cores da bandeira dos Estados Unidos, segurando um cartaz que dizia: “Taylor Swift quer que você vote em Donald Trump”. Apesar da postagem, Swift não declarou apoio a nenhum candidato à Casa Branca.
Trump, ao publicar a imagem, acompanhou com a legenda: “Eu aceito!”. Além disso, ele compartilhou fotos de mulheres usando camisetas com a frase “Swifties com Trump” e um artigo satírico intitulado “Swifties passam a apoiar Trump após ISIS estragar show de Taylor Swift”.
Essa referência surgiu após o cancelamento de três shows de Swift em Viena, onde as autoridades descobriram um plano de atentado.
Fãs de Taylor Swift ficam p. da vida
Vários fãs da cantora e grupos de vigilância reagiram, apontando que muitas das imagens divulgadas por Trump pareciam ser deepfakes, ou seja, falsificações geradas por inteligência artificial.
O grupo Public Citizen destacou que a publicação de Trump representa “mais um exemplo do poder da IA para criar desinformação”. O grupo alertou sobre os “danos potenciais à nossa sociedade que podem resultar de tal desinformação, incluindo abusos em nossas eleições”.
Taylor Swift criticou Trump nas últimas eleições
Taylor Swift, sempre firme em seus posicionamentos políticos, demonstrou apoio a candidatos democratas no passado. Em 2020, por exemplo, a cantora incentivou os jovens a votarem e declarou apoio a Joe Biden.
Na época, aliás, Swift também criticou Donald Trump em um documentário, o que faz a imagem falsa publicada por Trump destoar do posicionamento público da cantora.
Durante a Convenção Nacional Democrata, que ocorreu na segunda-feira, 19 de agosto, em Chicago, uma fã da cantora distribuiu pulseiras da amizade. Essa é uma prática comum entre os seguidores de Swift.
Rebecca Goff, de 39 anos, expressou seu descontentamento com Trump. De acordo com ela, o candidato representa “a antítese do que Swift defende”, especialmente em questões ligadas à celebração da feminilidade.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino