Eleições presidenciais: Quem ‘botou a cara’ e se posicionou no segundo turno

Por - 28/10/22 às 08:00 - Última Atualização: 27 outubro 2022

Lula de frente para BolsonaroLula e Bolsonaro se enfrentam no último debate na TV - Foto: Lula: Ricardo Stuckert / Bolsonaro: Renato Pizzutto/Band/Divulgação

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) se enfrentam no último debate presidencial antes da eleição de segundo turno, que acontecerá no domingo, 30.  

Nesta reta final de campanha, Lula, de 77 anos, e Bolsonaro, de 67, intensificaram manifestações de figuras públicas nas redes sociais. Artistas, esportistas e influenciadores digitais que não haviam se posicionado até então, resolveram “botar a cara”, em prol de seus candidatos.

Leia +: Ludmilla é atacada por simpatizantes de Bolsonaro e pede paz

Na quinta-feira, 27, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – adversário de Lula em duas campanhas, antes de passar a faixa para ele em 2003, divulgou um vídeo no qual pede voto para o candidato petista e reitera diz que a vida dos brasileiros será ainda melhor com Lula do que foi após o Plano Real.

Por sua vez, Bolsonaro ganhou reforço dos sertanejos nessa segunda etapa de campanha. O presidente em exercício se reuniu no último dia 17, no Palácio da Alvorada, em Brasília, com Leonardo, Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba, Marrone, da dupla Bruno e Marrone, Sula Miranda, Jorge Henrique, Breno Ferreira, Montenegro e João Lucas.

Famosos que não se manifestavam sobre o assunto decidiram “botar a cara” nessa reta final, como o jovem ator Gabriel Santana, que viveu o Renato, em “Pantanal”.

Ele é seguidor de um candidato, mas afirmou que votará em outro: ‘Ei pessoal, vim aqui pra falar de um assunto muito sério. Domingo agora tem eleição e diante de tudo o que está acontecendo, eu achei muito importante me posicionar. Acho que antes tarde do que nunca.’, iniciou Gabriel.

“Mas, falando muito sério, eu acho que a gente está vivendo em um cenário político muito polarizado, e acho que você que está vendo esse vídeo tem quase uma obrigação de votar mesmo. Quando a gente deixa os outros decidirem pela gente, quem vai comandar o nosso país, a gente gostando ou não de política, a gente não pode reclamar do resultado depois. Porque a gente se absteve disso. Então, eu acho muito importante que você vá votar sim no domingo e exerça o seu direto democrático’,

Leia+: Regina Casé compara vilã a eleitores de Bolsonaro

“E eu estou aqui pra me posicionar. Acho que pela camiseta já deu pra ver em quem eu vou votar. Vou votar no Lula. Esse ano eu vou votar no PT. E que fique claro: Eu nunca votei no Bolsonaro e nunca votaria no Bolsonaro.’, afirmou.

Contudo, o artista é seguidor do presidente da república e dos filhos dele, nas redes sociais. Gabriel justificou: “Eu acho muito importante seguir, para entender o discurso político que eles têm. Para entender a visão de um mundo que eles têm e, principalmente, para entender a visão de um mundo dos eleitores deles. Porque são os eleitores que vão mudar o futuro do Brasil. Se eu não entender como a população pensa, eu nunca vou entender o porquê que o atual presidente da república tá no poder, ou o porquê o cenário político brasileiro está do jeito que está. E então não vou conseguir entender a mudança que eu quero pro meu Brasil.’, argumentou o ator.

Por fim, Gabriel reforçou seu posicionamento político: ‘Então sim, sigo o Bolsonaro, sigo os filhos dele, sigo alguns nomes da direita pra entender o discurso e a política que eles fazem. Mas também sigo muito mais gente de esquerda, porque é a linha política que eu hoje me identifico mais. Então só reiterando, nesse domingo, meu voto é no Lula, meu voto é no PT. Nunca votei, nunca votaria e nunca fiz parte do bolsonarismo.’, finalizou ele.

No último dia 22 de outubro, a campanha de Bolsonaro organizou uma “superlive” com 22 horas de duração em que apoiadores do presidente foram convidados para dividir os testemunhos do porquê votar no chefe do Executivo no segundo turno.

Além de Neymar e Gusttavo Lima, a live contou com o líder religioso Silas Malafaia, Antônia Fontenelle, Thiago Gagliasso, entre outros nomes.

Outro artista que se posicionou no segundo turno foi o humorista Marcelo Madureira. E mais: ‘virou a casaca’!. O ex-Casseta e Planeta era, justamente, u dos maiores críticos de Lula e no último dia 10 de outubro, apareceu fazendo o L ao posar ao lado do candidato do PT.

Outra famosa que nunca escondeu seu repúdio ao Partido dos Trabalhadores, o PT, e na reta final do segundo turno literalmente vestiu a camisa e foi até parar no jingle oficial da campanha de Lula, é Maitê Proença.

a atriz declarou seu voto no último dia 15, apontando a “esperança”. Na web, internautas apontaram que a artista teria sido “influenciada” por Adriana Calcanhoto, declaradamente de esquerda. As duas mantinham um relacionamento, terminado recentemente.

Apoiadores de Lula

Entre os principais apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva, estão atores, cantores, apresentadores e ex-participantes do Big Brother Brasil, além de influenciadores digitais como Felipe Neto, que tem utilizado suas redes sociais para compartilhar notícias e produzir vídeos em favor do ex-presidente.

Veja quem já declarou voto no candidato petista:

Na música: Anitta, Ivete Sangalo, Maria Rita, Duda Beat, Pablo Vittar, Chico César, Lenine, Paulo Miklos, Martinho da Vila, Maria Rita, Djavan, Teresa Cristina, Mart’nalia, Otto, Lenine, Luísa Sonza, Iza, Ludmilla, Chico César, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Lauana Prado, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e Gal Costa.

Apresentadores: Xuxa, Fátima Bernardes, Luciano Huck, Bela Gil, Angélica, Paulo Vieira, Luisa Mel

Influenciadores: Bianca Andrade, Paola Carosella, Casimiro Miguel, Felipe Neto

Atores e atrizes: Alexandre Nero, Maisa Silva, Camila Pitanga, Marcelo Serrado, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Bruna Marquezine, Letícia Sabatella, Marieta Severo, Wagner Moura, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Paulo Betti, José de Abreu, João Vicente de Castro

Ex-BBB: Arthur Picoli, João Luiz Pedrosa, Gleici Damasceno. Juliette, Gil do Vigor

Esportes: Raí, Vanderlei Luxemburgo, Juninho Pernambucano, Carol Solberg,

Apoiadores de Bolsonaro

Cantores sertanejos e atletas, principalmente jogadores de futebol, além de atores, apoiam o atual presidente da república. São eles: Andressa Urach, Gusttavo Lima, Zezé di Camargo, Chitãozinho, Leonardo, Fernando (da dupla Fernando e Sorocaba) Bruno e Marrone, Sula Miranda, George Henrique, Breno Ferreira, Montenegro, João Lucas, Sérgio Reis e Eduardo Costa.

Atores e atrizes: Cássia Kis, Malvino Salvador, Humberto Martins, Thiago Gagliasso, Felipe Folgosi e Regina Duarte

Influenciadores: Sarah Poncio, Antônia Fontenelle, Andressa Urach, Andréa Sorvetão e Yudi Tamashiro;

Apresentadores: Roberto Justus

Esportes: Neymar, Daniel Alves, Lucas Moura, Renato Gaúcho, Rivaldo, Robinho, Fabrício Manini, Falcão, Felipe Melo, Maurício Souza, Wallace do vôlei, o ex-goleiro e ídolo do Palmeiras Marcos, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.

Leia+: Regina Casé compara vilã a eleitores de Bolsonaro

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino