Famosos se solidarizam com Vini Jr. Ministério da Igualdade Racial vai notificar autoridades espanholas

Por - 22/05/23 às 08:33

Vinicius Jr. rezandoVinicius Jr. recebeu apoio de famosos e autoridades - Foto: Reprodução/ Instagram @vinijr

Os ataques racistas sofridos por Vinicius Jr causaram revolta entre fãs e amigos do atleta. Nas redes sociais, Neymar, Mbappé, Ronaldo Nazário, Richarlison, Ludmilla, Fred Bruno, Felipe Neto e outros manifestaram solidariedade a Vinicius Junior, após o atacante do Real Madrid ser vítima de racismo na Espanha, mais uma vez.

“Estou contigo, Vini”, escreveu Neymar. “Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar, Vinicius Junior”, disse Mbappé.

Comentário Neymar e Mbapee em apoio a Vini Jr.
Neymar e Mbapee manifestaram apoio – Foto: RReprodução/ Instagram @neymar e @k.mbapee

Atacante do Tottenham, Richarlison, que foi companheiro de Vinicius Jr. na Seleção, também se manifestou: “Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre”, disse o craque.

Comentário de Richarlison sobre ataque racista Vini Jr
Richarlison jogou om Vini na última Copa do Mundo – Foto: Reprodução/Twitter @Richarlison97

Ronaldo Fenômeno também se manifestou. Ídolo do Real Madrid, o ex-jogador, que é presidente e acionista majoritário do Valladolid, também criticou LaLiga.

“Mais uma vez um episódio de racismo na LaLiga. Mais uma vez com o ViniJr. Até quando? Enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo. É inadmissível que árbitros, Federação e autoridades também fiquem sem ação e que torcedores aplaudam tamanho absurdo. Basta. Vini, conte comigo na sua luta. Na nossa luta”.

Comentário Ronaldo Fenômeno em apoio a Vini Jr.
Ronaldo Fenômeno também apoiou o colega – Foto: Reprodução; Twitter @RonaldoNazario

O ex-zagueiro Rio Ferdinand, ídolo do Manchester United e comentarista esportivo na Inglaterra, pediu união e reação de diferentes figuras do futebol.

“Irmão, você precisa de proteção… quem está protegendo Vinicius Junior na Espanha? Ele recebe cartão vermelho depois de ser sufocado e sofrer racismo durante o jogo… P****! Quantas vezes precisamos ver esse jovem rapaz sujeito a essa m****? Eu vejo dor, eu vejo nojo, eu vejo ele precisando de ajuda e as autoridades não fazem merda alguma para ajudá-lo. Pessoas precisam se unir e exigir mais das autoridades que regem o nosso jogo. Ninguém merece isso, mesmo se você mereça”, escreveu Ferdinand..

Há a necessidade de ser uma abordagem unificada para isso, do contrário, vai ser jogado para baixo do tapete de novo”.

Ludmilla, que cantou recentemente em um jantar beneficente realizado por Vini Jr, repudiou os acontecimentos: “É inacreditável que nós estamos vendo isso se repetir o tempo todo e ninguém faz nada. Queremos providências. Inaceitável que a LaLiga com a importância e tamanho que tem dentro do futebol, está escolhendo fechar os olhos pra uma coisa que tá acontecendo e sendo denunciada há tempos. Pelo Vini Jr., por mim e por todos nós. Fogo nos racistas!”, exaltou a cantora.

Comentário Ludmilla em apoio a Vini Jr.
Ludmilla fez questão de se pronunciar – Foto: Reprodução/ Twitter @ludmilla

Fred Bruno, por sua vez, ressaltou a frequência na qual esse tipo de abuso acontece: “Mais um domingo em que o futebol fica em segundo plano e um dos jogadores mais talentosos do futebol mundial é vítima de racismo. Até quando?”, perguntou, cobrando a La Liga, entidade responsável pelo campeonato espanhol.

MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL REPUDIA ATO

Logo após os ataques racistas contra Vinicius Jr terem ocorrido, na Espanha, no domingo, 21 de maio, o Ministério da Igualdade Racial se pronunciou.

Leia +: Taís Araújo interpretou Mariele Franco em especial da Globo. Relembre!

A ministra Aniele Franco, irmã da falecida vereadora Mariele Franco, assassinada em assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, afirmou que vai notificar autoridades espanholas e a La Liga, responsável pelo campeonato espanhol.

De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, a notificação será enviada na manhã desta segunda-feira, 22 de maio.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vinícius Jr.  Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, disse a pasta.

Pronunciamento da ministra Aniele Franco sobre caso de Vini Jr
A ministra Aniele Franco vai notificar as autoridades – Foto: Reprodução/ Instagram @anielefranco

Vale ressaltar que no último dia 10 de maio, Brasil e Espanha assinaram um acordo bilateral para o combate ao racismo e à xenofobia.

A iniciativa prevê medidas para ajudar vítimas a denunciar os crimes, reconhecer que há atualmente uma subnotificação de casos e aprofundar estudos e levantamentos sobre o impacto do racismo estrutural nas duas sociedades.

ENTENDA O CASO

Durante a partida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, no domingo, 21 de maio, o Valencia venceu por 1 a 0, aos 24 minutos do segundo tempo, numa jogada pela esquerda. Vinicius Junior foi atrapalhado por uma segunda bola em campo (supostamente jogada pela torcida). 

Leia +: Saiba tudo sobre Vinícius Jr.

O atacante do Real reclamou e parte dos torcedores mais próximos o xingaram de “macaco”, o que já havia ocorrido anteriormente. De acordo com o técnico Carlo AncelottiVinicius Junior não queria mais continuar jogando. O jogador chamou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor. O árbitro então conversou com jogadores e com os técnicos dos dois times, além do quarto oficial.

O sistema de som do estádio emitiu dois avisos: um de que a partida tinha sido paralisada por causa desse episódio de racismo, e o segundo de que ela só voltaria caso os xingamentos e cânticos fossem encerrados.

A paralisação durou cerca de oito minutos. O segundo tempo continuou, e por volta dos 48 minutos, começou mais uma confusão na área do Valencia. O goleiro Mamardashvili partiu para cima de Vinicius Junior (ambos receberam cartão amarelo inicialmente), e outros atletas foram envolvidos.

No “deixa-disso”, o atacante Hugo Duro deu um mata-leão no brasileiro, segurando-o pelo pescoço. Ao se desvencilhar, Vinicius acertou o rosto do adversário. Acalmados os ânimos, o VAR chamou Burgos Bengoetxea que reviu o lance e decidiu expulsar o brasileiro.

Após ser expulso da partida, Vinicius Junior saiu de campo aplaudindo, fazendo comentários e gesticulando “2” com as mãos (provocação em referência à briga do Valencia contra a segunda divisão). Integrantes da comissão técnica do time adversário e jogadores que estavam no banco de reservas foram tirar satisfação. O brasileiro precisou ser escoltado por colegas de Real Madrid.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino