Anitta apresenta homenagem a Gal Costa no Grammy Latino
Por Redação - 18/11/22 às 00:30
A cerimônia de entrega do Grammy Latino lembrou uma das perdas mais tristes para a música brasileira recentemente. Na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, Rosalía cantou em homenagem a Gal Costa.
Leia+: Anitta entra para Academia do Grammy Latino. Entenda!
Coube a Anitta e Thalía apresentaram a artista. Além disso, lembraram momentos marcantes da carreira da cantora, que nos deixou inesperadamente, aos 77 anos. De acordo com a intérprete de “Envolver”, Gal era divertida e única.
Há poucos dias, uma figura icônica do meu país nos deixou. Divertida, única e infinitamente talentosa”
Leia+: Ludmilla deixou o funk, cantou pagode e venceu o Grammy Latino
Thalía também lembrou que a Academia Latina de Gravação homenageou Gal pelo conjunto da obra no Grammy de 2011. Em seguida, Anitta anunciou a apresentação de Rosalía: “Gal, você vai fazer muita falta. Esse show é para você!”.
Leia+: Alceu Valença vence prêmio no Grammy Latino
EM 2021…
Na última edição do Grammy Latino, em 2021, Anitta foi a responsável por ler uma breve homenagem a Marília Mendonça, sua colega de profissão. A Rainha do Feminejo era uma das indicadas à premiação. No texto, a poderosa reforçou a importância musical da sertaneja e destacou que sua presença fez falta no MGM Grand Garden Arena, espaço onde ocorreu a entrega.
“Há pouco tempo, perdemos uma grande cantora em nosso país. Marília Mendonça, desde muito jovem, se transformou em uma das cantoras mais queridas do Brasil. Marília, junto a Maiara e Maraísa, estava indicada nessa noite e me dá o coração saber que você não está aqui”, lembrou.
Em seguida, Anitta falou da proximidade com a cantora e de suas qualidades como amiga e parceira de trabalho. “Todos que te conhecemos, sabemos que você era uma grande amiga, uma mulher generosa. Vamos lembrar de você hoje, amanhã e sempre!”, afirmou a intérprete de “Girl From Rio”.
Diferente do que se esperava, não houve qualquer homenagem musical à cantora brasileira. Ela apenas foi lembrada por sua importância na música e a carreira meteórica no país.
Leia+: Anitta agradece pela primeira indicação ao Grammy
ESTÁTUA NO RIO
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, garantiu que fará uma homenagem para eternizar Gal Costa. A ideia é instalar uma estátua da cantora na praia de Ipanema. A artista morreu na última quarta-feira, 9 de novembro, aos 77 anos.
Leia+: Filho diz que só percebeu a dimensão de Gal Costa no velório
O reconhecimento partiu após uma campanha feita pelos fãs na cantora. Pelo Twitter, eles pediram: “Amigos, marquemos o Eduardo Paes para erguer uma justa homenagem à maior cantora do mundo. O povo carioca clama por uma estátua de Gal no calçadão de Ipanema”.
O prefeito respondeu de forma positiva. “Assim será”.
GAL COSTA SAI DE CENA AOS 77 ANOS
Gal Costa morreu na quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, mas não existe nenhuma indicação que essa situação esteja ligada com a causa de sua morte.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e ficou conhecida nacionalmente com sucessos como ‘Baby’, ‘Chuva de Prata’ e ‘Pérola Negra’.
O falecimento pegou todo o país de surpresa e os fãs, na ocasião, já dominaram as redes sociais com homenagens para uma das maiores cantoras que o Brasil já viu.
TRAJETÓRIA
Maria das Graças Penna Burgos, nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 25 de setembro e 1945. Antes de se tornar a grande artista que conhecemos, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música.
Anos depois, graças a Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, conheceu Caetano Veloso, que viria a se tornar um de seus maiores parceiros, tanto na vida, quanto na música.
ENTRADA NO MUNDO DA MÚSICA
Em 1964, Gal se juntou com Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé e participou do show ‘Nós, Por Exemplo’, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.
No ano seguinte, já conquistada pelo mundo musical, Gal, ainda como Maria das Graças, se muda para o Rio de Janeiro e lança seu primeiro disco, usando músicas ‘Sim, Foi Você’, de Caetano e ‘Eu Vim da Bahia’, de Gilberto Gil.
Seu primeiro disco solo ‘Gal Costa’, lançado em 1969, foi um absoluto sucesso, e possuia músicas como ‘Baby’, Divini Maravilhoso’, ‘Que Pena’ e ‘Não Identificado’.
GAL NA MPB
Foi em 1979 que Gal entrou para o MPB, com ‘Gal Tropical’, em que cantou seus maiores sucessos, como ‘Balancê’, ‘Força Estranha’, ‘Índia’ e ‘Meu Nome é Gal’.
ARTISTA
Atualmente, Gal estava em turnê com o show ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’, no qual ela tocava grandes sucessos dos anos 80, como ‘Nada Mais, ‘Sorte’ e ‘Lua de Mel’.
Gal deixa um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos, que inclusive inspirou o 40º álbum da cantora, chamado de ‘A Pele do Futuro’.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.