Emmy 2024: ‘Xógum’, ‘Hacks’ e ‘Bebê Rena’ dominam a premiação
Por Flavia Cirino - 16/09/24 às 08:32
O Emmy 2024, realizado na noite de domingo, 15 de setembro, em Los Angeles, premiou as melhores produções da TV americana. Os grandes vencedores, “Xógum”, “Hacks” e “Bebê Rena”, brilharam. A cerimônia, que já havia sofrido um adiamento devido às greves dos roteiristas e atores em 2023, apresentou momentos de surpresa e consagração de favoritos.
Netflix admite mentiras em ‘Bebe Rena’
A vitória de “Hacks” como melhor série de comédia surpreendeu muitos espectadores, principalmente pelo favoritismo de “The Bear”, vencedora em 2023. O anúncio ficou guardado para o final da cerimônia, com “Hacks” levando também os prêmios de melhor atriz para Jean Smart e melhor roteiro.
“A pessoa não pode reclamar da escolha da Academia. A terceira temporada da série sobre a relação tóxica entre a comediante veterana e sua pupila foi incrível e mereceu as estatuetas de melhor comédia, atriz (Jean Smart) e roteiro”, comentaram os críticos.
Entretanto, Hannah Einbinder, indicada como melhor atriz coadjuvante, não venceu, sendo superada por Liza Colón-Zayas de “The Bear”.
Drama e minisséries: favoritos mantidos
A adaptação de “Xógum”, baseada no livro de James Clavell, já havia acumulado prêmios técnicos nos dias anteriores ao evento principal. Mesmo assim, a série precisou esperar até os últimos blocos da premiação para conquistar seu primeiro grande prêmio da noite.
Conheça a verdadeira Marta, de ‘Bebe Rena’
Ao final, “Xógum” garantiu quatro estatuetas, incluindo as de melhor drama, melhor ator (Sanada Hiroyuki), melhor atriz (Anna Sawai) e direção, por fim.
A produção da Disney optou sobretudo por concorrer na categoria de drama, ao invés de minissérie, após o anúncio de novas temporadas.
Por sua vez, “Bebê Rena” dominou primeiramente a categoria de minisséries, vencendo como melhor minissérie, melhor ator (Richard Gadd), melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Jessica Gunning).
Desse modo, a produção confirmou seu favoritismo e saiu vitoriosa em quase todas as categorias em que concorreu.
Ritmo intenso e tradição no Emmy
A cerimônia, comandada por Eugene Levy e Dan Levy, trouxe um ritmo acelerado, com prêmios distribuídos rapidamente durante a primeira metade do evento.
A dinâmica perdeu fôlego sobretudo na segunda parte, com categorias técnicas e menos populares ocupando boa parte do tempo. Mesmo assim, o Emmy 2024 manteve o foco em celebrar a história da televisão, repetindo as homenagens a clássicos do entretenimento, como médicos, vilões e policiais de séries memoráveis.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A organização precisará rever a distribuição dos prêmios e discursos para 2025, evitando cortes abruptos como os que ocorreram durante os agradecimentos dos vencedores de drama e comédia.
No entanto, as escolhas deste ano no Emmy, em sua maioria, agradaram ao público e à crítica, com destaque para a consagração de produções que marcaram a televisão americana.
Confira a lista de premiados
Série em comédia – ‘Hacks’
Série de drama – ‘Xógum’
Atriz em série de drama – Anna Sawai – ‘Xógum’
Ator em série de drama – Sanada Hiroyuki – ‘Xogum’
Minissérie, antologia ou filme para TV – ‘Bebê rena’
Atriz em minissérie, antologia ou filme para TV – Jodie Foster – ‘True Detective: Night Country’
Ator em minissérie, antologia ou filme para TV – Richard Gadd – ‘Bebê rena’
Direção em série de drama – Frederick E. O. Toye – ‘Xógum’
Direção em série de comédia – Christopher Storer – ‘The Bear’
Roteiro em minissérie, antologia ou filme para TV – Richard Gadd – ‘Bebê rena’
Roteiro em série de drama – Will Smith – ‘Slow Horses’
Ator coadjuvante em minissérie, antologia ou filme para TV – Lamorne Morris – ‘Fargo’
Talk show – ‘The Daily Show’
Roteiro em série de comédia – Lucia Aniello, Paul W. Downs, Jen Statsky – ‘Hacks’
Atriz coadjuvante em série de drama – Elizabeth Debicki – ‘The Crown’
Atriz coadjuvante em série de comédia – Liza Colón-Zayas – ‘The Bear’
Ator em série de comédia – Jeremy Allen White – ‘The Bear’
Melhor Ator coadjuvante em série de drama – Billy Crudup – ‘The Morning Show’
Ator coadjuvante em série de comédia – Ebon Moss-Bachrach – ‘The Bear’
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino