Famosos são reverenciados no 4º Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

Por - 14/11/24 às 05:45

Fabrício Boliveira, Jéssica Ellen e Aílton GraçaFabrício Boliveira, Jéssica Ellen e Aílton Graça - Foto: Paulo Tauil/ Brazil News

Admiradores e defensores da cultura afro-brasileira se reuniram no Teatro Nélson Rodrigues, no Centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira, 13 de novembro. Em sua quarta edição, o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2024 marcou uma verdadeira celebração.

Luana Piovani usa filosofia Ubuntu. Entenda!

Idealizado pela assistente social e ativista Paula Tanga, o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra surgiu antes de mais nada para exaltar a cultura negra. Além de, dessa forma, promover o reconhecimento das contribuições afro-brasileiras para a arte e a sociedade.

Paula, que também é estudante de Relações Internacionais e atua há mais de duas décadas em prol da valorização da cultura afro, resumiu o objetivo da premiação:

“A ocupação cultural, o fazer artístico e a troca entre artistas são essenciais para buscar ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e a visibilidade da cultura afro-brasileira”, disse ela, primeiramente.

O prêmio celebra o legado africano presente na música, literatura, moda, bem como na religião do Brasil. Ao longo dos anos, entretanto, o evento se consolidou como referência no cenário cultural brasileiro, valorizando personalidades que contribuem para a preservação das raízes culturais e o fortalecimento da identidade afro-brasileira.

Filosofia Ubuntu inspira e conecta

O conceito de Ubuntu, que dá nome ao prêmio, é uma filosofia africana que simboliza sobretudo o sentido de coletividade e interdependência. Paula Tanga vê esse conceito como o reflexo da missão do prêmio, ressaltando que “uma pessoa se torna pessoa através de outras pessoas”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Essa ideia é, aliás, a base da ONG Afrotribo, que organiza o evento e atua há 20 anos em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. A ONG promove, antes de mais nada, atividades educativas e culturais para comunidades carentes. Dispõe de cinco salas de leitura e um acervo de mais de 10 mil livros, além de cursos e oficinas que capacitam jovens e adultos.

Paula Tanga, que além disso ocupa o título de Embaixadora dos Quilombos de Itacaré, Bahia, sonha em expandir o Prêmio Ubuntu e transformá-lo em um evento internacional. Dessa forma, ela pretende ampliar o alcance dessa iniciativa de valorização da cultura negra, levando essa celebração para além das fronteiras brasileiras.

Lista de ganhadores do Prêmio Ubuntu Potências Negras

Pilares da Resistência: Quilombo Sacopã, Quilombo Ferreira Diniz, Quilombo do Camorim, Quilombo D’Oiti;
Potências Esportivas: Robson Caetano, Betânia Silva, Vini Jr;
Potências Literárias: Miriam Alves, Renato Nogueira, Rô Sant’Anna;
Influência Negra: Adalberto Neto, Raphael Vicente, Gabriela Loran, Isa Black Woman, Rezzito;
Infanto-juvenil: Levi Asaf, Lua Miranda, Ygor Marçal, Gabriely Mota, Tom Zé, Miguelzinho do Cavaco.
Cenas Pretas (Ator): Ailton Graça, Fabrício Boliveira;
Cenas Pretas (Atriz): Tatiana Tibúrcio, Edvana Carvalho, Jéssica Ellen;
Potências (Revelação): Diogo Almeida, Ludmillah Anjos, King Saints, Evaldo Macarrão.
Potências (R.P.): Naira Fernandes, Clarisse Miranda, Mônica Nega;
Audiovisual: Dom Filó, Sabrina Fidalgo, Clementino Jr, Aline Prado;
Arte Movimento: Hilton Cobra, Mãe Baiana, Menina Mojubá, Albatroz CIA;
Inspiradoras: Maria Soares, Quitéria Chagas, Alexandre Sil, Daniel Guimarães, Marcele Oliver, Dih Moraes, Ricardinho Pró, Assist, TR Zulu, Estevão Ciavatta, Fred Nicácio, Tainá de Paula, Ronald Pessanha;
: Márcia Marçal, Frei Davi, Kleber Lucas, Álvaro Neto;
Potências Antirracistas: Fábio Araújo, Tuka Oliveira, Marcello Peral, Regina Casé, Piero Cabral, Felipe Mattos, Ana Cristina Campello, Ana Paula Brasil, Rodrigo T.Ribeiro, Guilherme Pimentel, Vik Berberck, Alvinho da Camélia, Tiago Gomes

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino